O Fedora é um dos nomes mais conhecidos quando se fala em distribuições eficientes de Linux. O Fedora 16 foi dedicado a Dennis Ritchie
O projecto Fedora, disponibilizou hoje o Fedora 16 baptizado de por “Verne”, que vem com o Gnome 3.2 e também é a primeira distribuição Linux a incluir a ultima versão da linguagem de programação D. Esta versão, como outras antecessoras, são sempre bastante motivo de grande expectativa, já que a cada versão são incluídas grandes novidades.
O Fedora é uma das minhas distribuições preferidas de Linux e antes de existir o Ubuntu era a única distribuição que usava. A simplicidade, flexibilidade, usabilidade e suporte foram trunfos que me convenceram, deste o primeira dia que conheci esta distribuição…já lá vai uns anitos.
O Fedora é um sistema operativo baseado em Linux que apresenta a mais recente tecnologia em software livre. O Fedora é sempre livre para qualquer pessoa utilizar, modificar e distribuir. É desenvolvido por pessoas à volta do mundo, que trabalham juntas como uma comunidade: o Projecto Fedora. O Fedora 16 tem uma dedicatória especial a Dennis Ritchie por parte da equipa responsável pelo projecto (ver aqui).
Principais novidades do Fedora 16 “Verne”
- Gnome 3.2 – o ambiente gráfico mais popular do momento. Com o Gnome 3.2 vêm novas funcionalidade das quais se destacam:
- System Settings ganha o painel “Online Accounts” que permite gerir centralmente contas do Google, Facebook, etc
- Um novo gestor de contactos
- Um novo gestor de documentos
- KDE 4.7
- DigiKam 2.0 com reconhecimento facil
- Actualização do plasma workspace windom manager (KWin)
- Novas opções no botão de shutdown (permite por exemplo escolher o próximo sistema operativo a arrancar)
- Para os programadores
- Perl 5.14
- GCC Python Plugins
- O Fedora 16 é a primeira distribuição Linux a incluir a ultima versão da linguagem de programação D
Vejam aqui detalhadamente todas as novidades do Fedora 16
Como desafio de hoje, gostaríamos de saber quantos adeptos do Fedora temos por aqui no site. Pode deixar em comentário. Eu sou um deles!!!! Relativamente ao Fedora 16, prometemos que brevemente disponibilizaremos uma análise completa ao sistema.