Boas, foi lançado ontem dia 25, a nova versão do Fedora (uma distribuição de GNU/Linux baseada em Red Hat), o Fedora 10.
Para não começarmos com guerras do tipo “o meu é maior que o teu”, digamos que estou apenas a notificá-los de mais uma opção para sistema operativo.
Podem fazer download do site oficial (na altura em que começo a escrever este artigo, o link principal não está a funcionar, mas fiz download deste mirror.
A instalação é extremamente simples, intuitiva, fácil e cómoda (como já nos habituamos noutras distribuições GNU/Linux), mas se tiverem algum problema, podem ver mais detalhes aqui.
Deixo-vos agora com uma série de imagens da instalação e uso do Fedora.
Após fazermos o reboot (depois de instalar e remover o Live CD), é-nos apresentado um ecrã para configurarmos o sistema (username, etc.), algo que nos é apresentado no Ubuntu na altura da instalação.
E no final, passaram menos de 30 minutos…
A quem usa o Ubuntu, notarão semelhanças em algumas aplicações usadas (o network manager 0.7, etc.), mas a grande diferença está no uso de RPM’s em vez de DEB’s (algo que para o utilizador comum não quer dizer nada).
Algo que notei foi que o OpenOffice não vem instalado por defeito mas sim o AbiWord, etc. (programas independentes e mais “leves”).
Para instalar programas, é semelhante ao Ubuntu, mas com uma “junção” do Synaptic e o instalador de software.
A notificação de updates é um pouco mais intrusiva que a do Ubuntu, mas há quem prefira assim.
Podem ver uma lista das novidades aqui:
Agora iluminando as maiores alterações:
- A partilha de ligações sem fios permite a partilha de redes “ad hoc”, mais informação.
- Melhor configuração e uso de impressoras através de ferramentas de gestão melhoradas, mais informação.
- Aprovisionamento de alojamento virtual para ligações locais e remotas agora simplificado, mais informação.
- O SecTool é um novo sistema de auditoria de segurança e detecção de intrusos, mais informação.
- RPM 4.6 é um grande update para as poderosas e flexíveis livrarias (ou bibliotecas, como preferirem) de gestão de software, mais informação.
Outras funcionalidades desta versão incluem:
- Áudio sem problemas e melhor performance atingidos através do servidor de som PulseAudio ser escrito de novo para usar planeamento áudio “timer-based”, mais informação.
- Suporte melhorado para Webcam, mais informação.
- Melhor suporte para controlos remotos de infravermelhos torna-os mais fáceis de ligar e funcionar com várias aplicações, mais informação.
- Os locais /usr/local/sbin:/usr/sbin:/sbin foram adicionados ao PATH para utilizadores normais, para simplificar tarefas administrativas de linha de comandos, mais informação.
- O serviço de contas online providencia as aplicações com credenciais para contas online listadas em http://online.gnome.org ou guardadas no GConf, mais informação.
Aconselho vivamente a experimentarem, é uma das minhas 3 distribuições preferidas.
NOTA: Este post foi escrito por Bruno Bernardino para o Pplware.