Novidade: Mac Driver, Suporte total para efeito de transparência do Windows e adicionada um novo pacote no Mono que permite suporte para aplicações .NET
Certamente que já lhe aconteceu estar no Linux e lembrar-se que precisava de uma determinada aplicação mas essa não se encontra disponível para sistemas Linux. Wine é a solução! Wine (acrónimo para WINE Is Not an Emulator) é um projecto para sistemas operativos UNIX que permite executar em ambiente Linux, software especificamente concebido para o Microsoft Windows. Vamos conhecer as novidades do Wine 1.6.
Depois de 16 meses de desenvolvimento, a equipa responsável pelo Wine lançou mais uma versão estável, que se fez acompanhar de algumas novidades e que conta com cerca de .10.000 actualizações.
O WINE funciona como uma camada (semelhante a um emulador) que disponibiliza uma API compatível com a do Windows; ao serem executadas as diferentes funções, o Wine irá traduzi-las para rotinas em UNIX cujo resultado seja idêntico.
Principais novidades desta versão
- Mac Driver, para melhor integração com o ambiente Mac. Agora é possível ter funcionalidades como OpenGL, Clipboard, Drag & Drop, system tray, etc.
- X11 driver
- Suporte total para efeito de transparência do Windows
- Novo pacote no Mono que permite suporte para aplicações .NET
- Melhorias no Direct3D
Conheça todas as novidades aqui