Pplware

Está confirmado! Adeus Linux Mandriva

O Mandriva foi uma das primeiras distribuições a incluir um instalador gráfico e várias ferramentas que permitiam ao utilizador realizar uma configuração fácil do sistema.

Passados 20 anos, a empresa francesas, responsável por esta distribuição, anunciou que vai encerrar actividades o que significa o fim do fantástico Linux Mandriva.

A Mandriva, empresa responsável por uma das distribuições Linux mais populares, que resultou da união da Mandrake e Conectiva, vai fechar.  De acordo com o Societe, a empresa facturou em 2013 mais de 553,6 mil euros um valor que não parece ser suficiente para manter no activo em 2015 a empresa que tem cerca de 20 funcionários.

Em 2007 a Mandriva “ganhou “uma luta” contra a Microsoft ao conseguir distribuir o Linux Mandriva em mais de 17 mil computadores em escolas Nigerianas. Em 2010 o Ministério da Educação Brasileiro anunciou que o Linux Mandriva seria o sistema operativo preferencial para utilização nas escolhas públicas.

Em 2011 foi lançado o Mandriva Desktop 2011, uma versão com várias novidades e com a filosofia “One goal – one application”.  Para quem gostava desta distribuição pode sempre seguir o projecto Mageia, fork criado por ex-funcionários da Mandriva ou a distro OpenMandriva que é mantida pela comunidade.

Exit mobile version