Agora sim…um browser optimizado para o Raspberry Pi
A fundação Raspberry Pi tem vindo a trabalhar arduamente deste Dezembro de 2013 altura em que demonstrou a intenção de criar um browser próprio para Raspberry Pi. O objectivo era ter um browser que oferecesse a melhor experiência de navegação aos utilizadores, e optimizar toda a performance para a arquitectura ARMv6 de modo a garantir a melhor renderização e também garantir um melhor suporte para HTMl5.
Passados 8 meses, o Raspberry Pi ganhou o seu próprio browser. Vamos conhece o Epiphany.
O Raspberry PI é um dos equipamentos mais populares na actualidade. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas (número divulgado em finais de 2013), este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos. No mês passado a fundação Raspberry Pi disponibilizou no mercado o novo Raspberry Pi Modelo B+ (já conhecem o nosso PACK Económico – saber mais aqui).
Foi durante o dia de ontem que a fundação Raspberry Pi deu a conhecer o Epiphany, um browser optimizado para o pequeno Raspberry Pi que traz um conjunto de novidades interessantes:
- Melhor suporte para HTML5
- Scrolling rápido
- Melhor interactividade durante o carregamento de páginas
- Jit (Just in Time) para Javascript
- Aceleração por Hardware para descodificação de vídeos
- Renderização 2D optimizada para ARMv6
Conheça melhor o Epiphany
Como instalar o Epiphany?
Para quem pretender experimentar o Epiphany, basta abrir a linha de comandos e inserir os seguintes comandos
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
sudo apt-get install epiphany-browser
Segundo os testes que realizamos, parece-nos que este browser ainda necessita de ser “afinado” para que possa tirar o melhor partido do pouco processamento do Raspberry Pi.
Que browser consideram o melhor para o pequeno Raspberry Pi?