Uma das características que mais me fascina no mundo GNU/Linux é o nível de personalização que as distribuições permitem. O utilizador pode escolher qual o ambiente de trabalho que mais gosta, o gestor de ficheiros mais completo, a shell mais adequada, etc, etc.
Para marcar esta época festiva, a equipa responsável pelo ambiente de trabalho Enlightenment disponibilizou recentemente o Enlightenment E17 ZERO.
O Enlightenment 0.17 (a.k.a E17) é um projecto já com mais de 10 anos, que tem como principal objectivo a disponibilização de um ambiente de trabalho alternativo, bastante leve, simples, modular mas muito completo e bonito. Esta nova versão do Enlightenment traz consigo novas ferramentas de personalização, permitindo ao utilizador “criar” um ambiente de trabalho de acordo com as suas necessidades.
Como instalar o Enlightenment E17 no Ubuntu e derivados?
Para quem pretender testar o E17 no Ubuntu e derivados basta que abra o terminal e insira os seguintes comandos:
sudo apt-add-repository ppa:efl/trunk
sudo apt-get update
sudo apt-get install e17
Nota: A instalação do E17 ocupa cerca de 40 MB.
Depois de instalado basta fazer logout e iniciar nova sessão no ambiente de trabalho Enlightenment
Numa primeira fase, é necessário proceder a um conjunto de configurações. Começamos por escolher o idioma
Depois o layout do teclado
E em seguida o tipo de perfil. Como estou num PC, vou escolher Computer
O utilizador pode também definir o tamanho da letra a usar no ambiente de trabalho
O modo de operação do rato
..em seguida deverá indicar que pretende a taskbar e instalar os update. E está feito!
A primeira impressão quando usamos o Enlightenment E17 é a leveza que este ambiente de trabalho oferece. Depois os constante efeitos garantem uma experiência única e muito agradável neste ambiente de trabalho.
Na takbar, além de podermos aceder as aplicações e definições do sistema, são também disponibilizados ícones que nos permitem obter informações sobre a meteorologia, estado da bateria, data/hora,controlar o volume de som, um gestor de comunicações, etc. De referir que o utilizador pode integrar mais Gadgets.
Testei a primeira vez o Enlightenment aquando da realização deste artigo. Devo referir que fiquei bastante surpreendido com a fluidez do ambiente gráfico e a agradável experiência de navegação. Para quem não gosta da interface Unity e nunca experimentou o Enlightenment aqui está uma boa oportunidade para o fazer. Ficamos à espera das vossas opiniões.