Pplware

Empathy substitui Pidgin no Karmic Koala

Para quem anda atento aos bastidores da comunidade de software livre, sabe que tem havido desde há algum tempo um certo sentimento de amor / ódio entre os utilizadores e programadores do projecto Pidgin. Alguns utilizadores chegam mesmo a acusar os programadores do Pidgin de arrogância e falta de sensibilidade em relação às funcionalidades que a comunidade realmente necessita deste programa.

Talvez devido a razões de falta de flexibilidade e falta de transparência no desenvolvimento do Pidgin, levou a que o Empathy seja o novo programa de mensagens instantâneas no Ubuntu Karmic Koala.

Este sub-projecto sobre a alçada do projecto Gnome, irá na próxima versão do Ubuntu substituir simultâneamente o Pidgin e Ekiga (que quase ninguém usa) como aplicação por defeito para respectivamente desempenhar a tarefa de cliente de mensagens instantâneas e VOIP.

Pessoalmente acho que esta decisão ocorre também (mas não só) numa tentativa de libertar o espaço de duas aplicações e alguma das suas dependências e concentrar as suas funcionalidades apenas numa aplicação. Isto porque pensando bem neste aspecto chega-se à conclusão os 700 MB já começam a ser uma barreira para colocar todas as inovações que o Ubuntu pretende.

Obtivémos esta garantia de um elemento da equipa comunitária do Ubuntu que esteve no encontro de programadores Ubuntu Development Summit (UDS) que assisitiu à discussão que houve sobre esta decisão. Acerca do Empathy propriamente dito para um projecto bastante jovem conta já com algumas funcionalidades interessantes:



Mas que funcionalidades relevantes faltam neste promissor programa de mensagens instantâneas, para se tornar numa alternativa mais atractiva?

Contudo, os programadores do Empathy que marcaram presença no UDS, garantiram que caso o Empathy fosse incluído no Ubuntu, com o apoio da comunidade iriam conseguir implementar não só as funcionalidades em falta como outras funcionalidades a tempo do lançamento do Ubuntu Karmic Koala.

O repto foi aceite e foi deliberado nesse encontro que como o Pidgin vai ser substituído pelo Empathy, a equipa desta nova aplicação de mensagens terá de cumprir a sua pare. Bem não será bem assim, os programadores do Empathy e o Ubuntu precisam de um terceiro elemento para tornar o processo mais fácil, você!

A melhor forma para que possa contribuir para um desenvolvimento rápido é testar a versão actual do Ubuntu e submeter qualquer problema que possa encontrar no Launchpad do Ubuntu .

Ora e como instalar o Empathy? Para já aconselho que dê uma olhada nos screencast da Ana Narciso , Gestor de pacotes Synaptic, e Synaptic – Fontes de Aplicações , eu poderia explicar mas um vídeo vale mais que mil palavras (ou seria uma imagem? 😀 ).

Já reviu os screencasts? Então tudo o que precisa é de primeiro adicionar a chave de autenticação do servidor apt que irá adicionar, por isso copie para a consola do Ubuntu a seguinte linha:  sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com FA3A1271

De seguida abra o Gestor de Pacotes Synaptic e adicione a seguinte linha APT assumindo que está a usar a versão 9.04 do Ubuntu (Jaunty Jackalope).

deb http://ppa.launchpad.net/telepathy/ppa/ubuntu jaunty main

Depois de adicionar e recarregar a nova lista de pacotes no Synaptic, procure pelos seguintes pacotes:

E é apenas o que tem de fazer para ter acesso à ultima versão do Empathy, mas o que está à espera? Comece já hoje a contribuir para o novo programa de troca de mensagens pessoais no Ubuntu, sendo que estará a ajudar a melhorar a experiência com o utilizador da próxima versão do Ubuntu. Wiki Ubuntu

Exit mobile version