Para quem anda atento aos bastidores da comunidade de software livre, sabe que tem havido desde há algum tempo um certo sentimento de amor / ódio entre os utilizadores e programadores do projecto Pidgin. Alguns utilizadores chegam mesmo a acusar os programadores do Pidgin de arrogância e falta de sensibilidade em relação às funcionalidades que a comunidade realmente necessita deste programa.
Talvez devido a razões de falta de flexibilidade e falta de transparência no desenvolvimento do Pidgin, levou a que o Empathy seja o novo programa de mensagens instantâneas no Ubuntu Karmic Koala.
Este sub-projecto sobre a alçada do projecto Gnome, irá na próxima versão do Ubuntu substituir simultâneamente o Pidgin e Ekiga (que quase ninguém usa) como aplicação por defeito para respectivamente desempenhar a tarefa de cliente de mensagens instantâneas e VOIP.
Pessoalmente acho que esta decisão ocorre também (mas não só) numa tentativa de libertar o espaço de duas aplicações e alguma das suas dependências e concentrar as suas funcionalidades apenas numa aplicação. Isto porque pensando bem neste aspecto chega-se à conclusão os 700 MB já começam a ser uma barreira para colocar todas as inovações que o Ubuntu pretende.
Obtivémos esta garantia de um elemento da equipa comunitária do Ubuntu que esteve no encontro de programadores Ubuntu Development Summit (UDS) que assisitiu à discussão que houve sobre esta decisão. Acerca do Empathy propriamente dito para um projecto bastante jovem conta já com algumas funcionalidades interessantes:
- Multi-protocolo: Jabber, Gtalk, MSN, IRC, Salut
- Auto away e extended away
- Reestabelecimento de ligação usando o Network Manager
- Chat privado e em grupo (com suporte de corrector ortográfico)
- Suporte poderoso de temas (incluído suporte de temas Adium)
- Registo de conversas tal como visualização e manipulação dos mesmos
- Suporte de voz e vídeo através do uso do protocolo SIP e XMPP (incluindo suporte de chamadas Google Talk)
- Transferência de ficheiros no protocolo XMPP
- Geolocalização de contactos em mapa
Mas que funcionalidades relevantes faltam neste promissor programa de mensagens instantâneas, para se tornar numa alternativa mais atractiva?
- Suporte para transferência de ficheiros entre o protocolo MSN
- Suporte de modo invisível do protocolo MSN
- Suporte de mensagens offline do Protocolo MSN
Contudo, os programadores do Empathy que marcaram presença no UDS, garantiram que caso o Empathy fosse incluído no Ubuntu, com o apoio da comunidade iriam conseguir implementar não só as funcionalidades em falta como outras funcionalidades a tempo do lançamento do Ubuntu Karmic Koala.
O repto foi aceite e foi deliberado nesse encontro que como o Pidgin vai ser substituído pelo Empathy, a equipa desta nova aplicação de mensagens terá de cumprir a sua pare. Bem não será bem assim, os programadores do Empathy e o Ubuntu precisam de um terceiro elemento para tornar o processo mais fácil, você!
A melhor forma para que possa contribuir para um desenvolvimento rápido é testar a versão actual do Ubuntu e submeter qualquer problema que possa encontrar no Launchpad do Ubuntu .
Ora e como instalar o Empathy? Para já aconselho que dê uma olhada nos screencast da Ana Narciso , Gestor de pacotes Synaptic, e Synaptic – Fontes de Aplicações , eu poderia explicar mas um vídeo vale mais que mil palavras (ou seria uma imagem? 😀 ).
Já reviu os screencasts? Então tudo o que precisa é de primeiro adicionar a chave de autenticação do servidor apt que irá adicionar, por isso copie para a consola do Ubuntu a seguinte linha: sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver keyserver.ubuntu.com FA3A1271
De seguida abra o Gestor de Pacotes Synaptic e adicione a seguinte linha APT assumindo que está a usar a versão 9.04 do Ubuntu (Jaunty Jackalope).
deb http://ppa.launchpad.net/telepathy/ppa/ubuntu jaunty main
Depois de adicionar e recarregar a nova lista de pacotes no Synaptic, procure pelos seguintes pacotes:
- empathy
- libwebkit-dev (opcional: apenas necessário caso queira suporte para temas Adium)
E é apenas o que tem de fazer para ter acesso à ultima versão do Empathy, mas o que está à espera? Comece já hoje a contribuir para o novo programa de troca de mensagens pessoais no Ubuntu, sendo que estará a ajudar a melhorar a experiência com o utilizador da próxima versão do Ubuntu. Wiki Ubuntu