Pplware

Emmabuntüs 2 – Uma distro Linux para iniciantes

Não se preocupe com drivers, codecs, configurações do teclado…este distro faz tudo isso

No mundo do Linux, são muitas as distribuições que estão à disposição dos utilizadores. No Pplware tentamos cobrir as distribuições mais populares (como por exemplo o Ubuntu, Mint, CentOS, Arch) mas também damos destaque às distribuições que, em determinadas características, são diferentes das distribuições “normais”.

Hoje vamos conhecer a distribuição Linux Emmabuntüs…um distro muito bonita e indicada para quem se quer iniciar neste mundo do GNU/Linux.

Quem procura uma distribuição Linux bonita, que ajude a iniciar-se neste mundo do GNU/Linux então o Emmabuntüs é uma óptima sugestão. Esta distribuição, baseada no Xubuntu 12.04 LTS, com o levíssimo ambiente gráfico Xfce/OpenBox é simplesmente fantástica….e porquê?

Bem, com esta distribuição Linux o utilizador não precisa de se preocupar com drivers, codecs, configurações do teclado, dock…pois é instalado e configurado de uma forma quase automática pois existem assistentes para quase tudo.

Esta versão está disponível em 7 idiomas, incluindo português.

Hardware

Ao nível do hardware, Emmabuntüs apenas requer (no mínimo) um Pentium 4 a 1.4 GHz, 512 MB RAM e 20GB de disco para uma instalação completo. Esta distribuição tem disponível também o modo Live CD.

Software

Relativamente ao Software, esta é uma das distribuições Linux mais completas que já instalei. Há ferramentas para quase tudo e até há redundância de aplicações.

Internet

Ao contrário de outras distribuições, o Emmabuntüs traz dois browsers nativos, o Firefox e o Chromium. Além destas ferramentas para a Internet, podemos também encontrar o Evolution e Mozilla Thunderbird como clientes de e-mail, o Pidgin , Skype e Ekiga com IM, para transferência de ficheiros o popular FileZilla, Wammu e qBittorrent e o UbuntuOne e Dropbox para serviços de armazenamento na cloud

 

Produtividade (Office)

No que diz respeito a ferramentas de produtividade, esta distribuição traz tudo o que é “bom”. Libreoffice, Abiword, Gnumeric e também a versão Office para os mais pequenos.

Multimedia

No segmento das ferramentas Multimédia, tudo aquilo que conhecemos do mundo open source está por lá….Audacious, Audacity, Clementine, VLC, Kaffeine,etc etc.

Desenho

Relativamente as ferramentas para design gráfico, esta distribuição traz o fantástico GIMP e o Inkscape e vários gestores de fotografias como o Shotwell, Picasa, Fotoxx, Digikam, etc

Educação

Esta distribuição inclui também um conjunto interessante de ferramentas concebidas para a educação como o TuxMath, GCompris e algumas ferramentas para os mais novos como é o caso do OOo4Kids (o Office para o mais pequnos) entre outras

Mas há muito muito mais para explorar nesta distribuição “desconhecida”. De salientar o desempenho fantástico desta distribuição, mesmo virtualizada. Depois a parte da doca, baseada no Cairo-Dock, que dá uma dinâmica e interactividade muito interessante à distribuição.

Para quem se quer aventurar  no mundo Linux, esta é sem duvida uma distribuição muito interessante tendo em conta as funcionalidades e ferramentas apresentadas anteriormente. Como referido, os requisitos ao nível de hardware são mínimos, podendo esta distribuição ser instalada em máquinas mais antigas. Impressionados? Vamos lá testar…não se vão arrepender!

Licença: GPL/LGPL Download: Emmabuntüs 2 [3,2 GB] Homepage: Emmabuntüs

Exit mobile version