A grande novidade (a meu ver) no novo Mandriva Spring, é o Elisa, um excelente Centro Multimédia, capaz de concorrer com muitos projectos e produtos comerciais, tendo este a vantagem de ser à borla e de estar disponível para todas as versões do Mandriva, quer seja One, Free ou PowerPack. Infelizmente, pelo que sei, só está disponível para Mandriva.
Primeiro vamos lá instalar a coisa. No meu caso, como utilizador de Mandriva é fácil: basta ir ao Gestor de Programas escrever Elisa e em alguns segundos está instalado.
Quando iniciamos o programa a primeira coisa que nos aparece é uma “janela” similar a esta:
Nesta janela podemos desde já ver as principais áreas em que podemos usar o Elisa, nomeadamente para gerir e ouvir Músicas, Vídeos e Imagens.
Por isso vamos começar pelas músicas:
Podemos escolher entre listar as músicas que temos por autor, álbum, pastas e mesmo podemos ir a Internet ouvir algumas rádios. Diga-se que as rádios disponíveis estão divididas em categorias em que podemos ir desde música dos anos 70 e 80 passando pelo Folk, Pop e Rock.
Esta é a minha lista actual, pois acabei de migrar do Windows (definitivamente), por isso ainda não tive tempo de colocar a “minha colecção” nas pastas devidas… Agora vamos recuar, podem usar esse botão que tem uma seta curvada, até voltarmos ao ecrã inicial. Agora vamos explorar os Vídeos.
Por razões que não compreendo tentei ler um DVD e não fui capaz, parece-me que os autores do programa ainda não puseram esta “área” a funcionar correctamente. Bem, quanto ao resto podemos ler ficheiros que tenhamos em pastas ou ir aos “best of”s do YouTube.
Deixo aqui um exemplo de um vídeo a correr, a imagem está um pouco “estranha” mas isso é do Screenshot, que pelos vistos existe uma protecção qualquer contra violações de direitos de autor.
Por fim vamos lá as imagens pois por razões que desconheço os outros dois ícones são (quase) inúteis, um não funciona (o da roda dentada) e o outro (das ferramentas) só serve para mudar os ícones (e só tem três temas)…
Novamente temos acesso a uma lista, neste caso podemos ir as galerias do Flickr ou às pastas locais, como mostra a seguinte imagem:
Nota: Se quiserem sair do programa basta clicarem na tecla “Esc”, e para parar um vídeo, imagem ou música, cliquem nesse botão de Stop que está na parte superior direita da “janela”.
Veredicto: O programa de facto funciona bem, pelo menos naquilo que faz, mas também não vamos ser muito exigentes pois ainda se encontra numa fase muito jovem, mas já dá plenamente para ver o potencial que poderemos encontrar nas próximas versões. Infelizmente, não pude ver o filme “O Padrinho” por estar em DVD. Espero que este aspecto se resolva nas próximas versões.
NOTA: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.