Para aqueles que acham que já viram todos os navegadores (browsers) que existem e que não podem ser surpreendidos com nada, preparem-se, pois e se eu vós disser que existe um Browser que corre a partir da Consola do Linux? Pois bem, o Elinks é exactamente isso, um Navegador que corre a partir de uma linha de comandos.
A imagem acima é do Elinks a correr na consola com o Pplware aberto, que tal? Hã? Pois… as imagens… bem, essas ficam para quando usarem o Firefox ou o Opera…
Para instalar este pequeno programa, têm muitas opções dependendo da distribuição que usam, muito provavelmente está disponível nos repositórios da mesma, por exemplo:
Para quem usa Mandriva basta ir a Konsola e escrever:
su
[escrever a palavra-passe do root]
urpmi elinks
Para quem usa Fedora:
su
[palvra passe do root]
yum install elinks
Para quem usa Debian:
sudo apt-get install elinks.
Ora depois de instalado, escusam de procurar nos menus por ele, pois não o irão encontrar, para o abrirem vão a Consola, Terminal ou lá como se chama na vossa distribuição e escrevam:
elinks
Só isto, mais nada, depois aparece uma “mensagem” que vos pede para inserirem o endereço, e a partir daí já têm obrigação de se irem desenrascando.
Nota: Para aceder a um Painel, do género: Ficheiro Editar Ver… basta carregarem na tecla “Esc”.
Pode parecer um programa inútil, mas vamos supor que o Linux ou Unix que estão a usar tem qualquer coisa mal configurada nos ficheiros do X (ambiente gráfico), e que não têm nenhum outro sistema operativo e que precisam de ajuda online, neste caso o Elinks resolve o problema, permitindo que vão até ao Google procurar tópicos de ajudam sobre o vosso problema.
Antes que me esqueça suporta FTP, coisa que alguns Browser não fazem (Internet Explorer 6) e permite fazer Downloads, por isso não sei do que estão a espera…
Avaliação: 5/5
NOTA2: Este artigo foi elaborado por Miguel Guerreiro para o Pplware.