Como é sabido, nos sistema Unix/Linux existe a directoria /dev que é por omissão o local onde se encontram todos os ficheiros virtuais que representam dispositivos. Esses ficheiros virtuais podem posteriormente ser associados a dispositivos físicos reais.
O comando mount é utilizado para montar um dispositivo na hierarquia do sistema de ficheiro do Linux. No entanto, este processo de mapeamento (via linha de comandos), nem sempre é simples e gera sempre algumas dúvidas a alguns utilizadores menos experientes.
E que tal um aplicação que apresente um interface gráfico para realizar o mount?
O Easier Mount Tool (EMT) é um frontend para o comando mount, que permite fazer o mount/unmount, e conversão de imagens. Desenvolvido em Python e Pygtk, esta aplicação é extremamente funcional.
Como correr no Linux?
O Easier Mount Tool não necessita de instalação, sendo apenas necessário correr o ficheiro “executável”. Para tal, façam o download do Easier Mount Tool (aqui) e descompactem para uma pasta. Em seguida duplo clique sobre o ficheiro Easier Mount Tool 0.86
Uma das funcionalidades que distingue esta pequena aplicação de outras, é a possibilidade de converter imagens. Actualmente são suportados os seguintes tipos:
- .bin
- .cdi
- .daa
- .gbi
- .mdf
- .nrg
- .uif
Como é que uma pequena ferramenta pode fazer tanto por um utilizador?
Alguém quer ajudar na tradução da aplicação para o idioma de Camões? Enviem-nos o ficheiro messages.pot, que se encontra dentro da pasta locale, que nós enviamos ao autor.