Com o intuito de aproximar cada vez mais o “mundo Linux” das pessoas, nada melhor que apostar nas crianças. Um bom exemplo disso, foi a inclusão da distribuição portuguesa “Caixa Mágica” no Magalhães. Porém, existem muitas outras distribuições focadas para os mais novos, com um conjunto de aplicações didácticas e alguns jogos educacionais. Hoje vamos conhecer as novidades do DoudouLinux 2011-11 (Gondwana), uma distribuição Linux para crianças dos 2 aos 12 anos
DoudouLinux é uma distribuição Linux (baseada no Debian “Squeeze”) direccionada para as crianças, que disponibiliza um conjunto de aplicações e jogos bastante interessantes para os mais pequenos.
O DoudouLinux não necessita de ser instalado, podendo ser executado a partir de qualquer PEN USB ou CD/DVD. Quando arrancamos o DoudouLinux, é-nos apresentado de imediato um menu bastante interactivo com um background engraçado, que disponibiliza um conjunto de opções que permitem aceder facilmente a jogos e aplicações.
O DoudouLinux 2011-11 apresenta muitas novidades a nível de aplicações, das quais destacamos:
Songwrite2 (ver aqui) – uma aplicação que permite aos mais pequenos começar a “compor” as suas próprias musicas. É possível usar vários tipos de instrumentos e adicionar notas mesmo não sabendo a musica na teórica.
Stopmotion (ver aqui) – uma aplicação muito simples que permite fazer montagens de vídeos com base em fotografias e pequenos vídeos.
Jukebox – Um reprodutor de musica bastante simples e intuitivo. O Jukebox tem suporte para MIDI, OGG, WAV entre outros. Por falar em musica…podem escutar aqui a musica de inicio do sistema operativo.
Network Manager – O Gestor de interface de rede também é diferente dos tradicionais (muito mais animado). Além disso, o DoudouLinux traz agora suporte para um numero mais alargado de placas de rede.
É hora de correrem o DoudouLinux (dica, metem no Virtualbox e em 2 minutos têm o sistema a funcionar) e deixarem os vossos filhos, sobrinhos e primos mais pequenos, felizes. Quem sabe se, no futuro, não serão uns “gurus” a dominar o Linux.
Artigos relacionados