Pplware

Djl 1.2.10 – O Steam do Linux

A tarefa de migrar para Linux é cada vez mais facilitada. No entanto, um dos principais factores que têm impedido muitos dos utilizadores de outras plataformas, de fazer uma migração para Linux, são, sem dúvida, os jogos. A conhecida plataforma Steam é de fulcral importância para os jogadores, para fazer a gestão dos seus jogos em Windows.

O Djl entra neste contexto como o substituto do Steam em Linux. Não no estrito sentido da palavra, porque não tem qualquer ligação com a Valve, empresa detentora do Steam, mas porque se propõe realizar mesmo para os jogos Open Source actualmente existentes em Linux, que o seu equivalente proprietário.

A instalação apesar de requerer alguns passos é bastante simples, dependendo esta aplicação do pacote pacote PyQt4. Como já é normal, usa-se o Ubuntu como referência, recorrendo ao menu, Sistema > Administração > Gestor de Pacotes Synaptic, faz-se a pesquisa por Python-Qt4.

Depois de seleccionado este pacote todas as dependências são automaticamente seleccionadas, carregando em aplicar o processo de instalação é iniciado e concluído pelo Synaptic.

Chega agora a vez de descarregar a aplicação. Como esta não existe nos repositórios oficiais do Ubuntu, tem que ser consultado o site oficial. Apesar disso, a única opção de download deste programa é em formato tar.gz. Nada que nos assuste, porque a tarefa de correr a aplicação está facilitada. Basta descarregar o referido ficheiro e extraí-lo para uma pasta na pasta pessoal (/home/nome_do_utilizador).

Para se ter a aplicação ao alcance, convém criar um iniciador (atalho para os habituados a outros sistemas operativos). Com um clique do botão direito do rato, sobre a área de trabalho selecciona-se a opção Criar Iniciador. Neste iniciador no campo comando, tem que se apontar para o ficheiro djl.sh. Convém ainda adicionar ao iniciador um ícone, pode-se encontrar este ficheiro na pasta para onde foi extraída a aplicação.

Ora depois da tarefa concluída, duplo clique sobre aplicação e é lançado o programa. Indo directamente ao que interessa (os jogos), o utilizador ao carregar no separador ”Repository” tem actualmente um repositório de ficheiros 100 jogos do que melhor se faz para Linux. Títulos de grande popularidade e qualidade como Wolfenstein: Enemy Territory, Driver ou Glest, estão entre os existentes.

Por exemplo, seleccionando o jogo Savage 2: a Tortured Soul, é apresentada uma imagem, e uma breve descrição do jogo para o utilizador poder fazer a sua escolha com segurança.

Neste ecrã, podemos ainda aceder ao site oficial do jogo, através do botão website, para procurar informação adicional, ou seleccionar Install, Remove ou Update, para respectivamente, instalar, remover ou actualizar um jogo. Escolhendo Install é começado o processo de download do jogo e sua instalação automática.

Depois do processo concluído, o utilizador dentro da aplicação pode seleccionar o jogo instalado e carregar sobre o botão direito do rato e escolher “Play”, para que o jogo instalado seja executado.

É importante ainda referir algumas das suas principais funcionalidades, tais como o sistema de plugins que o djl possui, de modo a estender funcionalidades desta aplicação e a sua interacção com alguns jogos e a opção de Chat, onde o utilizador pode usar o djl como cliente de IRC para poder partilhar experiências com os outros utilizadores sobre os jogos disponíveis, ou sobre o djl no geral.

Sou da opinião que apesar de esta ferramenta se encontrar num estado inicial de desenvolvimento, já apresenta um nível de estabilidade adequado, não tendo encontrado qualquer crash da aplicação. Diria que esta aplicação é a ferramenta ideal, pela sua facilidade de utilização e quantidade de títulos disponíveis, para todos os jogadores que são novos na plataforma de Linux.

Será certamente fácil no meio desta lista, encontrar sempre um jogo de agrado. Além que a instalação de títulos de jogos à base de “point and click” não poderia ser mais fácil e intuitiva.

Como comentário final, eu arrisco mesmo a referir que o djl no âmbito de Linux, representa o mesmo para os jogos que o Gestor de pacotes Synaptic representa para as aplicações no geral.

Podem ver aqui as alterações à versão anterior.

Licença: GNU GPL Sistemas Operativos: Linux Download: Djl 1.2.10 [571.18KB] Homepage: Djl

Exit mobile version