O mundo da “fotografia” tem ganho nos últimos tempos muitos adeptos, graças à era digital e ao baixo preço de máquinas digitais. Para posteriormente gerir todas as fotos, é importante que tenhamos um bom gestor de fotografias com funcionalidades que nos facilitem a organização das mesmas.
Recentemente foi disponibilizado a versão 3 desta excelente aplicação, que incorpora agora um conjunto de novas ferramentas que foram desenvolvidas durante o evento Summer of Code 2012 do Google.
Para quem não conhece, o Digikam é uma aplicação com funcionalidades avançadas para gestão de fotografias digitais. É multiplataforma, estando disponível para Windows (através do Kde para Windows), Linux e Mac-OSX.
Este gestor tem como principais funcionalidades a possibilidade de:
- Importar fotografias
- Organização de fotografias
- Visualização
- Edição e tratamento
- Criação (de slideshows, calendários, impressão…)
- Partilha (partilha de imagens através das redes sociais, e-mail, etc)
Esta nova versão inclui uma nova ferramenta para criação de Slideshows que permite transformar um conjunto de fotografias num vídeo com as mesmas.
Video Slide Show Generator
Melhorias significativas ao nível da Interface onde é realizada a gestão de todas as fotografias e também configuração de alguns parâmetros da câmara. Além disso a aplicação tem agora suporte para reconhecimento de faces, melhorias na integração com o Photivo e um plugin para UPnP / DLNA (permitindo que outros dispositivos com suporte para os mesmo protocolos podem obter conteúdos via rede).
Camera User Interface Revamp
Outra das novidades é a possibilidade de gerir melhor os metadados de um determinado conteudo.
E muitas outras novidades que podem ser vistas aqui no site do projecto.
Como instalar no Ubuntu?
Apesar de originalmente o DigiKam ser desenvolvido para KDE, é possível corrê-lo facilmente no ambiente gráfico gnome. Para instalar basta abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
sudo apt-get install digikam
ou através do Ubuntu Software Center, procurando por digikam
O DigiKam tem ainda disponíveis muitos plugins, que podem ser descarregados na página principal do projecto aqui.