Pplware

Dica – Aprenda a instalar o MariaDB no Ubuntu 12.04 LTS

Quando se fala em sistemas de gestão de base de dados (SGBD), os nomes mais sonantes são a Oracle, MySQL, SQL Server, Postgres, Access entre outros. Para dispositivos móveis o SQLite é um dos mais usados (ver aqui) e o leveldb tem conseguido conquistar alguns utilizadores.

Hoje vamos dar a conhecer o projeto MariaDB e ensinar como instalar este SGBD no Ubuntu 12.04 LTS.

MariaDB é um SGBD de código aberto que oferece muitas das funcionalidades do MySQL, sendo considerado por muitos como um fork do mesmo. MariaDB foi desenvolvido pelo mesmo criador original do MySQL (Michael “Monty” Widenius), em conjunto com a comunidade de programadores que sempre acompanharam o trabalho de Monty. No seguimento do descontentamento das politicas da Oracle, Monty decidiu meter as mãos à obra e desenvolver um fork do MySQL ao qual deu o nome de MariaDB.

Como instalar o MariaDB no Ubuntu 12.04 LTS

Para instalar o SGBD mariaDB no Ubuntu, basta abrir a terminal e inserir seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Adicionar repositórios

Para adicionar os repositórios do MariaDB, basta abrir o ficheiro /etc/apt/sources.list e adicionar a seguinte informação :

# MariaDB repository list - created 2012-06-19 02:10 UTC
# http://downloads.mariadb.org/mariadb/repositories/
deb http://ftp.osuosl.org/pub/mariadb/repo/5.5/ubuntu precise main
deb-src http://ftp.osuosl.org/pub/mariadb/repo/5.5/ubuntu precise main

Passo 2 – Adicionar a chave do repositório

sudo apt-key adv --recv-keys --keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 1BB943DB

Passo 3 – Proceder à atualização do  cache

sudo apt-get update

Passo 4 – Instalar o MariaDB e  respectivas dependências.

sudo apt-get install libmariadbclient-dev libmariadbclient18 libmariadbd-dev libmysqlclient18 mariadb-client mariadb-client-5.5 mariadb-client-core-5.5 mariadb-common mariadb-server mariadb-server-5.5 mariadb-server-core-5.5 mariadb-test mariadb-test-5.5 mysql-common

Para gerir o MariaDB, os comandos são os mesmo do MySQL. Por exemplo, se pretender iniciar a base de dados MariaDB basta executar o comando

sudo /etc/init.d/mysql start

Para aceder a base de dados pode executar o comando

mysql -u root –p

Para quem nunca experimentou o MariaDB, aqui está uma excelente oportunidade para o fazer. Em termos de compatibilidade entre o MySQL e o MariaDB, podem ver aqui as principais funcionalidades. Para quem já trabalha “a sério” com o MariaDB, aguardamos o vosso feedback sobre este projecto.

Exit mobile version