O Nautilus é o gestor de ficheiros que vem predefinido no Ubuntu e outras distribuições Gnome-based. De forma a dotá-lo de mais funcionalidade, melhorar e simplificar o interface, há muitos addons que se podem encontrar gratuitamente na Internet.
Uma vez que o terminal (ou shell) é para mim uma ferramenta essencial num Linux, nada melhor que integra-lo com o gestor de ficheiros Nautilus. Vamos ver como isso se faz!
Para integrar o terminal no nautilus vamos recorrer ao Nautilus Terminal. O terminal fica disponível na parte superior do Nautilus, estando sempre disponível para o utilizador. É também possível esconder o terminal a qualquer momento, carregando no X ou através do atalho Ctrl + Shift + T
Como instalar o Nautilis terminal no Ubuntu?
Para instalar facilmente o Nautilus Terminal, basta executar na shell o seguinte conjunto de comandos
sudo add-apt-repository ppa:flozz/flozz
sudo apt-get update
sudo apt-get install nautilus-terminal
Depois de instalado, devemos fazer um reiniciar o nautilus, através do comando:
nautilus -q && nautilus & exit
Uma das funcionalidades mais interessantes do Nautilus Terminal é a possibilidade de personalização do terminal, sendo possível dar um colorido à tradicional janela preta e branca.
Outras funcionalidades
- Suporte para Drag & Drop
- Shortcut para tornar a aplicação invisível (Ctrl + Shift + T)
- Possível redimensionar (de 4 para 20 linhas)
Gostei bastante do Nautilus Terminal pela possibilidade de integração do terminal com o nautilus. Um terminal dá sempre jeito em qualquer lugar. Bom fim de semana!