Como administrador de sistemas, é muito comum aceder remotamente as “minhas” máquinas para proceder às mais diversas tarefas. Actualmente existem no mercado várias soluções para este efeito, mas muitos sistemas operativos já trazem nativamente suporte para protocolos/aplicações que permitem o acesso remoto (ex. Remote Desktop do Windows).
Em máquinas com Ubuntu, o acesso remoto (nas ultimas versões) vem desactivo por omissão. Para que a nossa máquina com Ubuntu passe a aceitar ligações remotas, basta colocar em acção o Vino.
Vino é um protocolo/serviço que permite partilhar o ambiente gráfico Gnome, via acesso remoto. Por omissão, o Ubuntu vem com o vino-server instalado, sendo desta forma muito fácil a sua configuração e consequente acesso ao ambiente gráfico de trabalho do utilizador.
Como activar o acesso remoto através do Vino?
A activação de acesso remoto a uma máquina com Ubuntu pode ser realizada usando o seguinte comando:
gsettings set org.gnome.Vino enabled true
Depois basta obtermos o endereço IP associado à máquina com Ubuntu, usando, por exemplo, o comando ifconfig.
Para efectuarmos um acesso remoto a esta máquina (com Ubuntu), basta instalar o VNC (download aqui) no Windows e indicar o endereço IP de destino (para este exemplo consideramos o IP: 192.168.1.6)
Na máquina remota aparecerá uma mensagem a solicitar permissão para acesso remoto. Para tal deveremos carregar em Allow
Nota: caso se pretenda definir um tipo diferente de restrição/sem restrição, basta abrir o Vino (Destop Sharing) e proceder às configurações pretendidas como mostra a figura seguinte.
Para voltarmos a desactivar o acesso podemos retirar a opção ”Allow other users to view your desktop” ou inserir o seguinte comando na consola:
gsettings set org.gnome.Vino prompt-enabled false
Esta é uma forma simples de acedermos remotamente a uma máquina com Ubuntu. Além do Vino poderíamos também ter instalado o TeamViewer ou por exemplo o FreeNX. Alguma duvida ou problema no acesso não hesitem em pedir ajuda. Bom fim de semana.