…com memória de armazenamento para guardar as alterações realizadas
O Kali Linux é uma “nova” distribuição Linux out-of-box, baseada em Debian, que possui um conjunto de ferramentas ideais para realizar auditorias de segurança, computação forense, testes aos níveis de segurança, testes de penetração, hacking, entre outros. Considerado por muitos como o sucessor do potente e formidável Backtrack, o Kali é a distribuição perfeita para quem gosta de explorar as vulnerabilidades das tecnologias.
Depois de termos ensinado a instalar o Kali Linux no disco (ver aqui), hoje ensinamos como podem correr o Kali Linux através de uma Pen/Disco USB e a ter uma partição para guardar as alterações das sessões do Kali.
Nos últimos dias, alguns leitores têm-nos solicitado um tutorial para correr o Kali numa PENUSB e que dispusesse de memória de armazenamento.Criar uma pen Live USB é actualmente uma tarefa básica, pois existem muitas aplicações para tal (ex. Lili USB Creator).
No entanto, estas ferramentas não permitem criar um espaço em memória da Pen USB que permita salvaguardar todas as alterações realizadas no sistema (ex. configurações do teclado, da rede, etc), e manter dados. No entanto há uma solução, recorrendo à ferramenta gparted (em Linux), que passamos a explicar.
Vamos considerar que o nossa pen está em sdb1, para isso executamos o comando
gparted /dev/sdb1
Em seguida, mandamos criar uma segunda partição no espaço disponível, tal como mostra a figura.
Depois de realizada com sucesso todos os passos anteriores, é necessário montar a partição USB persistente, usando os seguintes comandos (Considerando que a nossa partição, criada anteriormente, é /dev/sdb2)
mkdir /mnt/usb
mount /dev/sdb2 /mnt/usb
echo "/ union" >> /mnt/usb/persistence.conf
umount /mnt/usb
Para usar agora a agora o Kali Linux através de da pen Live USB e com memória devem , aquando do menu de boot, carregar em tab e adicionar o parâmetro persistence, para tirar partido da partição criada anteriormente. Em seguida basta carregar em ENTER.
E está feito! O Kali está pronto a usar e com memória persistente. Aproveitem para explorar as ferramentas, aprender mais sobre as tecnologias de rede …e não façam asneiras!
Alguém conhece processo idêntico para Windows?