Depois da apresentação do projecto UbuntuTV por parte Canonical durante a CES 2012, ficou mais claro a “obsessão” da Canonical em dar continuidade ao interface Unity que começou a ser desenvolvido em 2010. Assim, a empresa responsável pelo projecto Ubuntu espera juntar os dois mundos (PC e TV), permitindo que os utilizadores facilmente se adaptem a qualquer dos ambientes.
Recentemente foi disponibilizada a versão 5 do Unity. Vamos conhecer as novidades e aprender como instalar no Ubuntu 11.10.
A interface Unity 5.0 foi recentemente disponibilizada para testes para o Ubuntu 12.04 Precise Pangolin. No entanto, os utilizadores que ainda possuem o Ubuntu 11.10 podem testar a nova versão da interface Unity.
Segundo o anuncio feito por Didier Roche (ver aqui), “a equipa responsável pelo Unity tem trabalhado arduamente com o objectivo de tornar a interface mais fluida e precisa e com mais qualidade”.
Aqui fica uma pequena demonstração das novidades do Unity 5.0 (vídeo disponibilizado pelo site omgubuntu)
Como instalar o Unity 5.0 no Ubuntu 11.10?
Nota: Como se trata de uma versão de testes, não é aconselhável que instale o Unity 5.0 num sistema operativo em produção.
Para quem está a usar o Ubuntu 11.10 e pretenda experimentar a versão de testes doUnity 5.0, deverá começar por fazer um backup ao sistema (para salvaguardar a informação caso algo corra mal), abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:unity-team/staging
sudo apt-get update
sudo apt-get dist-upgrade
Depois de instalado, podem reiniciar o Unity com o seguinte comando:
setsid unity
Para quem pretender personalizar o Unity pode instalar o CCSM (CompizConfig Settings Manager) ver aqui e proceder a algumas configurações com por exemplo:
- Mudar a cor de background do Dash
- Incluir atalho para apresentar minimizar todas as aplicações
- Possibilidade de diminuir os ícones da barra lateral
- Definir animação dos ícones
- Possibilidade de ver os dispositivos montados no sistema na barra
Caso pretenda, pode também contribuir no desenvolvimento do Unity, enviando para a equipa de desenvolvimento um pequeno teste realizado na sua máquina. Para tal basta executar o Unity Testing
Desinstalar o Unity 5.0
Quem pretender desinstalar o Unity 5.0 basta abrir o terminal e inserir os seguintes comandos:
sudo apt-get install ppa-purge
sudo ppa-purge ppa:unity-team/staging
A realização deste tutorial teve como base uma virtualização do Ubuntu 11.10 usando o Virtualbox. Para ter o Unity 5.0 é necessário ter o Guest Additions (ver aqui) instalado e activar a opção Enable 3D Acceleration no virtualBox (ver aqui). Dos testes realizados, deu para verificar que o unity está mais robusto, rápido e tem suporte para mais algumas funcionalidades.