Pplware

Dica: Como dar um nome à sua máquina com CentOS 7?

Hoje a dica é uma espécie de batismo, isto porque além de todas as configurações que possamos fazer num PC, o nome deste é um requisito muito importante!

Seja Windows, GNU/Linux ou OS X, os sistemas oferecem normalmente ferramentas para que os utilizadores realizem as ditas “configurações básicas” (ex. IP, nome, fuso horário, etc). É isso que hoje lhe vamos ensinar, vamos configurar o nome de uma máquina com CentOS usando a ferramenta nmtui.

O CentOS (Community enTerprise Operating System) é uma distribuição Linux de classe Enterprise, baseada em código fonte gratuitamente distribuído pela Red Hat e mantida pelo projecto CentOS. Para quem necessita de estabilidade, este é o sistema operativo ideal.

Como se sabe, o Centos/RHEL 7.0 adoptou o systemd, que é um substituto para a daemon init do Linux (mas é compatível com os scripts init do SysV e LSB) e que oferece várias melhorias ao nível da gestão de processos, gestão da dependência de serviços, inicialização do sistema e desempenho da própria shell.

Como configurar um hostname no CentOS 7?

Para configurar facilmente um nome no seu CentOS 7 pode usar a ferramenta nmtui. Para tal basta abrir o terminal e escrever o comando nmtui. Depois basta escolher a opção Set System hostname.

Para este tutorial escolhemos o nome pplware-pc tal como mostra a figura seguinte.

Depois de confirmado o nome, devem encerrar a interface de configuração clicando em OK.

Para que a configuração tenha efeito de imediato, devem voltar ao terminal e escrever o seguinte comando:

systemctl restart systemd-hostnamed

Fechem a consola e voltem a abrir, devendo verificar se a máquina já tem um novo nome usando para isso o comando hostname.

E está feito. Como viram é um processo simples mas que obriga a que os utilizadores conheçam o nome da ferramenta capaz de proceder a tal alteração. De salientar ainda que o nmtui permite que sejam efectuadas alterações ao nível do endereçamento IP.

Exit mobile version