Pplware

Dica – Correr facilmente uma aplicação com privilégios de root

Para quem é utilizador do Ubuntu certamente já necessitou executar aplicações com privilégios de root para efectuar algum tipo de configuração do sistema, actualização, etc. Existem várias formas de correr aplicações como root. Podemos abrir o terminal e executar o sudo + comando ou então através do ambiente gráfico usando a funcionalidade para correr aplicações (ALT + F2) e usando o gksu + comando.

Hoje vamos ensinar um pequeno truque para correr facilmente uma aplicação com privilégios de root.

A ideia de correr facilmente uma aplicação com privilégios de root é criar um atalho em ambiente gráfico que permita aos utilizadores indicarem qual a aplicação que pretendem correr com privilégios de root. Para criar tal atalho devem executar os seguintes comandos:

Passo 1 – Instalar o gnome-panel

sudo apt-get install --no-install-recommends gnome-panel

Passo 2 – Criar um novo launcher

gnome-desktop-item-edit ~/Desktop/ --create-new

Passo 3 – Abrirá um caixa de diálogo na qual devem colocar os seguintes parametros:

Depois de preenchidos os campos, basta carregar em OK.

Uma vez criado o atalho, basta clicar sobre o mesmo e indicar o nome da aplicação que pretendemos correr com privilégios root.

Além do utilizador root, é possível seleccionar um outro utilizador que esteja criado no sistema.

Esta é uma pequena dica que pode ajudar os utilizadores a executarem mais rapidamente aplicações com privilégios de root. Além disso ficaram também a perceber como criar atalhos no ambiente de trabalho (basta executar o comando gnome-desktop-item-edit ~/Desktop/ –create-new e preencher os parâmetros solicitados).

Exit mobile version