Há uns meses atrás anunciámos aqui o novo Gnome 3. Para quem estava habituado ao “antigo” Gnome, notará de imediato muitas diferenças, começando pelo Ambiente de Trabalho que foi totalmente remodelado. Segundo os responsáveis pelo projecto, o Gnome3 deve correr sem problemas em máquinas com 4 a 5 anos. No entanto, para tirar todo o partido deste ambiente, é necessário que exista suporte para aceleração de vídeo por hardware.
Hoje vamos então aprender como instalar o Gnome 3 no 11.10 Oneiric Ocelot.
Para a elaboração do corrente artigo, virtualizei, usando o virtualbox, o Ubuntu 11.10 Oneiric Ocelot. Não esquecer que devem activar o suporte 3D (ver aqui como fazer).
Para terem o Gnome 3 no Ubuntu 11.10 devem abrir o terminal (CTRL + ALT + T), e Adicionar o repositório associado ao Gnome 3 e instalar os respectivos pacotes, introduzindo os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/gnome3
sudo apt-get update
sudo apt-get install mgse-bottompanel mgse-menu mgse-windowlist gnome-shell-classic-systray
Depois de instalado, fazemos logoff ao sistema e voltamos a entrar no mesmo escolhendo como ambiente de trabalho de Gnome.
E está feito ! A partir deste momento podem usufruir do Gnome 3 e de todas as características que este oferece.
Mesmo tendo a máquina virtualizada, verifiquei que a performance do Gnome 3 é bastante boa, comparando com o Unity. Num próximo artigo iremos ensinar como instalar o Gnome Shell extensions que fazem parte do Mint 12. Até lá tux, tux.