O Raspberry PI é hoje um dos equipamentos mais populares. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem ser servido de base a muitos e interessantes projectos. Com 700 Mhz a bater no coração da máquina, será que conseguimos levar o processador a 1 Ghz?
No seguimento da nossa parceria com a INMotion, hoje vamos ensinar como fazer overclock (em segurança) ao seu Raspberry Pi.
Tradicionalmente o processo de overclock, como nos sugere a palavra, é um estado de funcionamento de um componente do computador com a velocidade de relógio (frequência em Hertz) acima do normal, estado esse obviamente associado a hardware. O overclock está directamente relacionado com o aumento de consumo de energia, sendo necessário ter a certeza de que a fonte de alimentação consegue debitar (de forma estável) a potência necessária ao funcionamento do sistema em overclock. Ao consumir mais energia irá, obviamente, ter de dissipá-la por forma de calor, portanto é necessária uma boa refrigeração.
No entanto no Raspberry Pi podemos fazer facilmente overclock ao processador, sem correr riscos e sem perder a garantia. Como sabemos o Raspberry Pi tem um processador a 700 Mhz…
…no entanto é possível levar o mesmo, em segurança, até 1 Ghz. Para quem já não se lembra, em 2012 a Raspberry Pi Foundation anunciou que o overclocking nos Raspberry Pi é oficial e não afecta a garantia.
Mas como fazer overclock ao seu Raspberry Pi?
Ao contrário do que se possa pensar, fazer overclock num Raspberry Pi é algo muito simples. Para isso basta que o utilizador execute o seguinte comando:
sudo raspi-config
No menu apresentado devemos escolher a opção 7 – Overclock
O utilizador é informado que o aumento da velocidade de relógio pode diminuir o tempo de vida do Raspberry Pi e até mesmos torna-lo instável. Para avançar carreguem em OK
Por fim basta escolher um dos seguintes modos apresentados:
- 700MHz (no overclocking)
- 800MHz (modest)
- 900MHz (medium)
- 950MHz (high)
- 1000MHz (turbo)
De referir que até aos 950 Mhz os Raspberry PI têm-se demonstrado estáveis. Já no caso do modo turbo (1000MHz), há muitos utilizadores que têm reportado alguma instabilidade no sistema. Para este artigo vamos escolher 800 Mhz.
Depois de aplicado, façam restart ao sistema e está feito. Após o restart, podem voltar ao terminal e inserir o seguinte comando:
vcgencmd get_config arm_freq
deverá apresentar algo do tipo:
Por hoje ficamos por aqui. O próximo tutorial, como sempre, será surpresa, por isso estejam atentos. Entretanto estamos receptivos a apresentar os vossos tutoriais com este mini PC. Enviem-nos um e-mail com a informação que nós publicamos.