Pplware

Dica – Como criar atalhos no ambiente de trabalho do Ubuntu?

Atalhos no ambiente de trabalho? Isto não é uma funcionalidade básica de qualquer sistemas operativo? Certamente alguns leitores estão neste momento a rir-se do tema deste artigo mas…a verdade é que criar atalhos no ambiente de trabalho do Ubuntu não é assim uma tarefa tão simples. Nas versão anteriores ao Ubuntu 11.04, a criação de atalhos era algo bastante simples (botão do lado direito do rato, criávamos um laucher…e já estava). Nas ultimas versões a Cannonical decidiu inventar e aquilo que era fácil….tornou-se num bicho de sete cabeças.

Para quem pretender criar atalhos no ambiente de trabalho do Ubuntu, o pplware deixa a receita.

Para que seja possível ter atalhos no ambiente de trabalho do Ubuntu, deverá começar por instalar o pacote necessário (caso ainda não os tenha instalado). Para tal, abram  o ter o terminal (CTRL+ALT+T) e introduzam o seguinte comando:

sudo apt-get install --no-install-recommends gnome-panel

Depois da instalação do pacote necessário, o sistema está pronto para a criação de atalhos no ambiente de trabalho. Para isso, voltam ao terminal e insiram o comando:

gnome-desktop-item-edit --create-new ~/Desktop

Irá abrir uma pequena janela que vos solicitará informações sobre o atalho a criar. Tipo de atalho (par aplicação, aplicação em terminal ou localização), Nome do atalho, localização do comando e um pequeno comentário.

Nota: Para quem não souber da localização de uma aplicação, pode executar no terminal o comando which ou whereis, seguido do nome da aplicação

E está feito. Agora por cada atalho que pretendam criar, terão de executar o comando gnome-desktop-item-edit –create-new ~/Desktop e preencher com as informações adequadas.

Como utilizador do Linux, em especial do  Ubuntu há já alguns anos, continuo a não perceber porque é que a Cannonical não simplifica determinadas funcionalidades. Um utilizador que se inicia no mundo Linux nunca irá explorar o terminal para criar algo tão simples(pelo menos no Windows e MacOS) como um atalho.

Alguém conhece outro método mais rápido para criar simples atalhos nas ultimas versões do Ubuntu?

Exit mobile version