Pplware

Dica – Como activar o modo de hibernação no Ubuntu 12.04

Uma das acções que realizo com alguma frequência quando tenho de transportar o meu computador é a hibernação do mesmo. Por norma não gosto de o desligar por completo já que isso significa que o próximo boot será bem mais demorado. Para quem actualizou recentemente o seu sistema para o Ubuntu 12.04 certamente já deu conta que a opção hibernate se encontra desactivada.

Como voltar a activar essa opção?

Nos últimos dias tenho acompanhado a “discussão” dos utilizadores que questionam o porquê da funcionalidade de modo de hibernação no Ubuntu 12.04 vir desactivo. Segundo algumas informações disponibilizadas em vários sites, a decisão desactivar essa funcionalidade deve-se ao facto de, em alguns computadores, a mesma não funcionar muito bem e até causar a perda de dados.

For Ubuntu to present a Suspend function that doesn’t work is unprofessional, and presenting a Hibernate function that doesn’t work (and destroys data by never waking up) is even worse

Actualmente a funcionalidade Hibernate apenas está disponível na opção “When power critically low”, acessível através da opção Power–>When power is critically low.

Para quem pretender (re)activar a funcionalidade Hibernate, deverá por começar a verificar se o modo de hibernação é suportado pelo seu sistema. Para isso, executem o comando:

pm-hibernate

Se o PC hibernar e depois acordar correctamente, então aparentemente o seu sistema não tem problemas com esta funcionalidade. Caso contrário essa funcionalidade não deverá ser activa.

Como activar a opção Hibernate?

Para quem pretender activar a opção Hibernate no terminal, deverá abria a linha de comandos e abri o ficheiro com.ubuntu.desktop.pkla usando o comando:

sudo gedit /etc/polkit-1/localauthority/50-local.d/com.ubuntu.desktop.pkla

e em seguida adicionar a seguinte informação:

[Re-enable hibernate by default]
Identity=unix-user:*
Action=org.freedesktop.upower.hibernate
ResultActive=yes

Após incluírem a informação no ficheiro, devem guardar e reiniciar o sistema para que a opção volte a estar sempre activa.

Uma das grandes vantagens de se usarem sistemas operativos abertos é esta possibilidade de alterarmos aquilo que pretendemos.

Após uma semana, qual a vossa opinião sobre a mais recente versão do Ubuntu?

Exit mobile version