Lembro-me, há uns tempos atrás, quando apenas usava Windows, de “alterar” frequentemente o autoexec.bat onde definia as aplicações que pretendia que arrancassem com o sistema. Recentemente um leitor do Pplware questionou-me onde poderia proceder a uma configuração idêntica no Xubuntu, pois pretendia que, após a inicialização do sistema, arrancassem de imediato um conjunto de aplicações “favoritas”.
Hoje apresentamos uma pequena dica que ensina como o sistema pode arrancar automaticamente aplicações.
Ao contrário das ultimas versões do Windows, o Xubuntu e outras distribuições derivadas do UIbuntu oferecem uma interface gráfica que permite ao utilizador definir, de uma forma muito simples, quais as aplicações que serão automaticamente executadas aquando do arranque do sistema.
Para tal, e tendo como base a distribuição Xubuntu, para correr aplicações automaticamente aquando do arranque do sistema basta seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Ir ao Menu e escolher Settings Manager
Passo 2 – Em seguida procuramos por Session and Startup
Passo 3 – No caso de pretendermos adicionar uma app/script no arranque do sistema basta carregar em Add. (É possivel posteriormente editar essa entrada)
Passo 4 – Por fim, indicamos um nome e uma descrição e o comando a executar, ou seja, o binário da aplicação.
Esta é uma pequena dica para quem necessita que o sistema arranque automaticamente algumas aplicações. Existem, no entanto, outros scripts no sistema de ficheiros (rc.local) que permitem também arrancar aplicações ao nível da CLI. Analisaremos esta questão num próximo artigo, Alguém tem mais dicas, que considere interessantes?