Pplware

Dica: Aprenda a trabalhar com o calendário no Linux

O sistema Linux está repleto de pormenores interessantes que nos apaixonam. São muitas as vezes em que, sem querer, descubro uma nova funcionalidade que me faz ficar boquiaberto.

Existem muitas opções no calendário do Linux que nos permitem obter muito mais informação do que a data de hoje. E são estas opções que, sem dúvida, nos surpreendem.

Venha descobrir mais sobre o calendário do Linux.


date

Começar é sempre pelo ínicio. Assim, antes de explorarmos opções mais interessantes, em primeiro lugar vamos forcar-nos nas mais simples para podermos avançar com mais conhecimento.

date

O comando acima informa sobre a data de hoje e mostra o dia, mês e hora.


cal e ncal

Com o comando cal e sem argumentos, imprime-se no terminal o mês em que estamos. Como opção padrão, o dia em que nos encontramos aparece de forma mais visível para se distinguir dos restantes.

cal

Também é possível fazer print do calendário inteiro de um determinado ano. Basta escrever cal e completar com os quatro dígitos do ano. Um exemplo seria:

cal 2018

Para além de tudo isto, com o comando ncal, aparece no terminal o mês corrente mas só que de lado.

ncal

Tal como explicado anteriormente, com este comando também pode fazer print do calendário completo de um determinado ano. Este comando é particularmente útil se, por exemplo, quiser saber a data de certos dias específicos da semana.

Imaginemos que quer saber o dia em que calham todas as terças feiras de determiando mês. Pode utilzar uma combinação do comando ncal com o grep. Aqui fica um exemplo:

ncal | grep Te


cal + outras opções

-d

Para obter informação acerca de um mês de um determinado ano pode utilizar a opção -d seguida do ano e do mês. Lembre-se que quando estiver a lidar com meses que só tenham um algarismo tem que acrescentar um zero á esquerda.

-j

Outra opção que o poderá ajudar em certas situações é a -j. Com esta opção imprime o dia do ano que vai de 1 até 365 (se for um ano comum). Portanto, 1 de janeiro é o dia 1 e 1 de fevereiro é o dia 32.

Uma experiência engraçada será correr o comando cal -j 2018. Este comando poderá ajudá-lo a saber quantos dias já passaram desde o ano novo sem que tivesse feito nada para cumprir os seus desejos, por exemplo… 😀


calendar

Um comando extremamente interessante e que vai surpreender muito daqueles que ainda não o conhecem é o calendar. Este comando informa-o acerca de datas importantes.

Por exemplo, com a opção -l pode saber o que aconteceu de importante x dias depois de hoje. Assim, 0 representa o dia de hoje.

calendar -l 0

Para muitos de nós, isto é muita coisa para celebrar num único dia. Portanto, se vê imensa coisa a aparecer, deve culpar o ficheiro calendar.all, que diz que calendários é que devem ser mostrados. Claro que lhe vamos ensinar a remover aquilo que não interessa.

Se tiver o emacs no seu computador corra o comando:

emacs /usr/share/calendar/calendar.all

Provelmente, se não tiver permissões para editar o ficheiro vai ter que executar o comando como root.

De seguida apague as linhas que não lhe interessam e grave o ficheiro.


Conclusão

O calendário do Linux está repleto de comandos e opções muito interessantes. Neste artigo ficou a saber mais sobre os comandos date, cal, ncal, calendar e algumas das suas opções.

Mas caso se esteja a questionar sobre o ano mais longínquo que pode fazer aparecer no seu terminal fique a saber que é 9999.

Exit mobile version