Actualmente, a distribuição Linux Ubuntu é uma das mais completas e oferece a maioria das funcionalidades que normalmente temos em sistemas operativos pagos. Recentemente um leitor enviou-me um e-mail a questionar se poderia ter uma conta, de acesso ao sistema,para o pai, mãe e irmã no Ubuntu tal como tinha no Windows.
Depois de termos ensinado aqui a criar utilizadores no Linux via linha de comandos, hoje vamos ver como podemos fazer o mesmo processo através do interface gráfico no Ubuntu 11.10.
Criar um utilizador no Ubuntu é algo bastante simples. Desta forma podemos ter sempre os dados de cada utilizador separados e cada um pode configurar o seu perfil. Para criar um utilizador no Ubuntu devem aceder à barra superior e carregar em cima do nome do utilizador actual. Em seguida devem escolher a opção User Accounts
Como as contas de utilizadores só podem ser criados com uma conta com privilégios para tal (super utilizadores), devemos carregar em Unlock para que nos seja solicitada a password do superutilizador do sistema.
Depois de desbloqueadas as opções para criação de um novo utilizador, devemos carregar no sinal ‘+’ e em seguida introduzir os dados solicitados.
Nota: Relativamente ao tipo de conta (Account Type), podemos criar uma conta do tipo Administrador ou então Standard
Após termos criado o utilizador, na mesma janela é também possível alterar a imagem associada ao utilizador, definir uma password (o Ubuntu tem inclusive uma funcionalidade para sugerir passwords), activar/desactivar a conta, etc.
Depois de definirmos todos os parâmetros da conta, voltamos à barra superior do ubuntu e podemos de imediato verificar que já se encontra a nova conta que acabamos de criar. Caso pretendermos fazer login no sistema com essa conta, basta carregar em cima da mesma.
O sistema voltará ao gestor de logins (lightdm) e aí só teremos de introduzir a password de acesso à nova conta.
Como podem ver pela imagem anterior, caso o utilizador pretenda entrar no sistema com uma nova conta, basta carregar com o rato em cima da mesma e introduzir a password de acesso. Como puderam ver, criar uma conta de utilizador no Ubuntu é algo bastante simples e útil.