Pplware

Déjà Dup 15.1 – Faça backups no Linux facilmente

Nos dias de hoje, não há motivos para não realizar backups nem que não seja aos dados mais sensíveis e pessoais. Os discos externos estão baratos, as pen’s já acolhem grandes quantidades de informação e os serviços disponíveis na cloud (ex. Amazon, Dropbox), permitem que qualquer utilizador faça backup gratuitamente. O que falta?

Considero que a principal barreira de nos dias de hoje não se fazerem backups é mesmo a “preguiça”, pois as aplicações já simplificam quase tudo. Hoje apresento-vos uma dessas ferramentas: Déjà Dup

A aplicação Déjà Dup permite realizar facilmente backup mas também de os repor em caso de necessidade. Com um interface bastante simples, o Deja Dup possui um conjunto de características e funcionalidades que fazem desta aplicação um utilitário a ter sempre à mão, pois nunca se sabe quando podemos ter um azar e perder a informação armazenada na nossa máquina.

Principais características

Como instalar
sudo add-apt-repository ppa:deja-dup-team/ppa
sudo aptitude update
sudo aptitude install deja-dup

Depois de instalado, basta ir a System Tools e escolher Déjá Dup backup Tool

Aparecerá uma simples janela, onde o utilizador deverá indicar se pretende fazer um Restore (restauro de dados) ou um Backup.

Carregando em Edit—>Preferences, o utilizador tem ao dispor um conjunto de opções que permitem por exemplo definir onde realizar o backup, encriptar os dados durante as transferências, agendar os backups, entre outras.

Esta é uma ferramenta interessante e leve, que permite a qualquer utilizador realizar backup e a repor os mesmos. Para quem não pretende andar a desenvolver scripts com rotinas para realização de backups o Déjá Dup é uma opção segura e fiável.

Artigos relacionados


Download: deja-dup-15.1 (Para outras distribuições) [952 KB]
Homepage: Deja-Dup

Exit mobile version