Aprenda a instalar!
O Deepin é uma distribuição Linux, agora baseada no Debian, que vem com um ambiente gráfico bastante elegante, eficiente e simplificado que dá pelo nome de Deepin Desktop Environment (DDE) – parece um misto de Windows com MacOS.
Recentemente a equipa de desenvolvimento apresentou o Deepin 15. Vamos conhecer as novidades e aprender a instalar esta nova versão.
O projecto Linux Deepin, que já apresentamos aqui, tem como principal objectivo transformar o Debian num sistema ainda mais bonito e simples de usar. A cada versão as novidades, especialmente ao nível da interface, são bastante significativas e nesta nova versão destaca-se o suporte para mais de 30 idiomas, incluindo o português de Portugal e o brasileiro.
Como é hábito da nossa parte, costumamos marcar o lançamento de algumas distribuições Linux com um pequeno tutorial com o processo de instalação. Desta forma deixam de existir motivos para não experimentar e quem sabe ficar fã desta distribuição.
Para a elaboração deste tutorial criarmos uma máquina Virtual recorrendo ao VirtualBox com as seguintes configurações:
- Disco: 12 GB (no mínimo devem ter 8GB)
- Memória RAM: 2 GB
Como instalar o Linux Deepin 15?
A instalação do Linux Deepin 15 é muito simples tal como as versões anteriores. Quem pretender instalar esta versão deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1) Escolher o idioma de instalação
Passo 2) Vamos agora criar uma conta de acesso e definir a respectiva password.
Passo 4) Nesta fase indicamos o disco/partição onde vamos instalar o Deepin. Quem pretender opções avançadas ao nível das partições, basta que carregue em Modo Especial. Caso contrário basta carregar em Instalar
A instalação do Linux Deepin 2015 demorou, no nosso caso, cerca de 30 minutos.
Depois de instalado é só reiniciar.
Uma vez reiniciado, introduzam a password de acesso que foi definida durante o processo de instalação do sistema.
Pelo que testamos, o Linux Deepin está muito funcional e oferece boa performance. Como referimos, esta nova versão traz algumas características que foram copiadas do MacOS, especialmente ao nível da interface, mas também algumas funcionalidade copiadas “descaradamente” do novo Windows 10.
Para quem procura um Linux bonito e sem complicações, experimentem o Deepin 15. Além disso, como é base Debian, a comunidade é muito grande e bastante participativa.