Como todos sabemos, vivemos actualmente num período de grande austeridade que afecta todos os portugueses e por consequência as empresas nacionais. É hora de mudança, de sacrifícios, de redução de custos… mas também de reflexão e de agarrar as oportunidades! Poucas são as empresas que nos dias de hoje não dispõem de um sistema informático e como todos sabemos, a maiorias desses sistemas têm custos elevados.
Será este o momento em que as empresas devem avançar para o Linux, tendo em conta os custos associados de outros sistemas?
Poupar…poupar…poupar…é esta uma das palavras mais ouvida nos últimos tempos. Hoje lançamos o debate e gostaríamos de saber se as empresas nacionais devem adoptar Linux (e aplicações open source) de modo a tentarem reduzir os seus custos ao nível de aplicações/sistemas informáticos.
Linhas orientadoras do debate
- Empresas devem adoptar Linux em tempo de crise? Sim, Não, Talvez? Porquê?
- Será que a adopção do Linux faria com que os custos de manutenção e implementação aumentasses em casos em que não existe know-how?
- Considera que Linux tem suporte para a maioria das aplicações (ex. contabilidade, recursos humanos, gestão, etc) usadas nas empresas?
Relativamente ao tema a ser debatido deixamos também a referência a um relatório que foi recentemente disponibilizado pela Linux Foundation, em conjunto com o Yeoman Technology Group. O relatório intitula-se “Linux Adoption Trends 2012: A Survey of Enterprise End Users” e de refere que de uma forma geral as empresas irão adoptar mais o Linux nos próximos anos.
Algumas informações importantes contidas no relatório
- O relatório contou com um universo de 428 respondentes, que fazem parte de empresas que têm mais de 500 funcionários e que facturam acima do meio milhão de dólares.
- 79,8% dos respondentes refere que irá adoptar mais o Linux nos próximos 5 anos
- 71,6% dos entrevistados, disseram que suas novas implementações de Linux nos últimos dois anos foram para novas aplicações e serviços com apenas 38,5% da migração do Windows, e 34,5% migrando do Unix
- Big Data + cloud, segundo a própria Linux Foundation, o crescimento da adopção do Linux irá estar relacionado com o armazenamento de grandes quantidades de dados a nível empresarial. Relativamente a sistemas “Big Data” (são todos os sistemas de armazenamento físico e lógico de dados cujas dimensões ou complexidade ultrapassam a capacidade das tecnologias normalmente utilizadas para os captar, gerir e processar a um custo razoável, e num período de tempo aceitável), mais de 75% dos entrevistados expressaram preocupação para suportar grandes quantidades de dados, e quase 72% irão adoptar Linux para esse propósito e também para implementar soluções de cloud. Em contrapartida, apenas 35,9% disseram que prevêem usar o Windows para atender às demandas deste novo paradigma.
Artigos relacionados