…Autentique os seus utilizadores na rede wireless, em VPN’s, em serviços web, etc etc…
Durante esta semana temos vindo a mostrar o potencial de um servidor de autenticação, em especial o Freeradius. Como vimos aqui, a instalação e configuração de um serviço deste tipo envolve um bom número de passos e mesmo assim ainda não está completo pois não dispomos de uma boa interface gráfica para gerir todo o serviço.
E qual tal termos já uma máquina virtual, pronta a usar, com tudo configurado? O dalo Radius é uma solução “chave na mão”!
dalo Radius é servidor radius + plataforma web para gestão pronta a usar. Esta plataforma oferece todas as funcionalidades que necessitamos num servidor de autenticação, das quais se destacam:
Gestão de utilizadores
Onde podemos criar utilizadores, editar informação de utilizadores, procurar utilizadores, etc.
Criação de relatórios
A criação de relatórios é outra das funcionalidades interessantes. Podemos, por exemplo, saber quantos utilizadores estiveram online durante um determinado período, sessões por utilizador, etc.
Integração com o GoogleMaps para geo-localização
Com a integração com o GoogleMaps, podemos geo-localizar os nossos pontos de acesso.
Billing
Nesta interface podemos, por exemplo, definir um plano de preços de acesso à Internet, por utilizador.
Accounting
Com o accouting activo, podemos saber onde os utilizadores se ligaram, a que horas se ligaram, upload (e bytes), Download (bytes), etc.
…e ainda gráficos com suporte para vários filtros, notificações via e-mail, ferramentas de backup, etc.
Esta plataforma foi escrita em PHP + HTML + CSS e javascript e usa o MySQL como motor de base de dados. Todo o serviço de AAA é baseado no Freeradius, estando disponíveis todas as funcionalidades do mesmo.
O mais fantástico disto tudo é que o dalo Radius está disponível como máquina virtual, o que quer dizer que apenas é necessário fazer o download e começar a usar!
Em próximos artigos vamos mostrar, em detalhe, todas as funcionalidades desta fantástica e completa solução. Esteja atentos! Por agora basta fazer download e depois dar duplo clique para importar no VMWARE ou VirtualBox.
Um agradecimento especial ao Douglas Adami pela sugestão.