Pplware

Configure servidores de DNS seguros no Ubuntu 11.04

Quantas vezes somos confrontados com problemas estranhos que afectam a nossa ligação a Internet? Qual o motivo? Com já referi num artigo anterior, o serviço de DNS é para mim o “coração” de uma rede. Em traços gerais, este é responsável por traduzir nomes em IP’s e vice-versa, isto é, quando escrevemos www.pplware.com, há uma consulta ao DNS para saber qual o IP correspondente.

Considerando que as nossas ligações são encaminhadas para determinados servidores com base no DNS, nada melhor que usar servidores de DNS que garantam segurança.

Antes de passar à apresentação dos passos de configuração, apenas dar um exemplo da importância de ter configurado em DNS de confiança. Imagine que vai aceder ao site da Caixa de Depósitos. Começa por ir ao browser e escreve o endereço www.cgd.pt, quando dá ENTER e nesse momento é efectuada uma consulta ao serviço de DNS e devolvido o endereço 195.234.134.131 (que é o servidor fidedigno que aloja o serviço da CGD) para que a ligação seja estabelecida. Agora imagine que o servidor de DNS (por tentativa de ataque), o redireccionava para um outro servidor que tem alojada uma réplica falsa do site da CGD com o objectivo de obter as credenciais do utilizador. Perceberam qual a importância de ter um DNS seguro?

Os servidores de DNS podem ser usados para configuração em qualquer sistema operativo.

Vamos então aprender como configurar um servidor de DNS de confiança no Ubuntu 11.04. Para tal devem seguir os seguintes passos.

Passo 1 – Ir ao botão Power e depois escolher System Settings

Passo 2 – Agora escolhemos Network Connections

Passo 3 – Vamos agora escolher em que ligação (wired ou wireless) vamos configurar o servidor de DNS. Para este exemplo vamos considerar a ligação por cabo (wired). Para tal, seleccionamos a ligação e carregamos em Edit.

Passo 4 – Vamos de seguida proceder à configuração dos servidores de DNS. Para isso escolhemos o separador IPv4 Settings no campo Method, para quem tem a configuração por DHCP deve escolher “Automatic (DHCP) addresses only e em seguida indicar quais os servidores de DNS.

Alguns servidores de DNS de confiança

Para a configuração do campo DNS servers, como podem ver na imagem anterior, podem configurar um dos seguintes serviços:

  • Comodo Secure DNS – 156.154.70.22, 156.154.71.22
  • Norton DNS Service- 198.153.192.1, 198.153.194.1
  • OpenDNS Service – 208.67.222.222, 208.67.220.220
  • Google Public DNS – 8.8.8.8, 8.8.4.4

Como referido anteriormente, os servidores de DNS podem ser usados para configuração em qualquer sistema operativo, desde que configurados no local correcto. Aprenda aqui como configurar no Windows

Artigos relacionados

Exit mobile version