Pplware

Configurar um Proxy no Linux para Web Filtering (Parte II)

Sempre que sai um artigo sobre Networking no Pplware, há sempre leitores que, através dos comentários ou e-mail, solicitam um artigo sobre como instalar e configurar um proxy. Actualmente existem várias soluções para a implementação de um proxys mas uma das soluções mais populares é o Squid.

Depois de termos ensinado aqui como instalar o squid, hoje vamos ensinar algumas configurações.

Como referido no último artigo, o squid pode ser configurado no modo normal e no modo transparente, sendo que em modo transparente é necessário recorrer ao IPTables para que haja um redireccionamento do pedidos HTTP para o proxy squid. No modo normal, os utilizadores têm de indicar no browser qual o servidor de proxy a usar.

A configuração e modo de funcionamento do proxy squid é realizada no ficheiro /etc/squid/squid.conf. Dentro do ficheiro de configuração podemos configurar a forma como os clientes se autenticam, controlo de acessos, cache, etc.

 

No cliente (browser)

Para que os clientes comecem a usar o proxy, devem ir ao browser (para este exemplo vamos usar o Google Chrome), nas opções, acedemos a Definições avançadas—>Alterar definições de proxy e depois indicar na secção do Proxy Server em:

Feito isto, é so testar se tudo está a funcionar correctamente. De referir que muitas outras configurações podem ser realizadas no squid. Se alguém pretender partilhar as configurações que têm nos vossos squids…força 🙂

Se alguém tiver tiver alguma sugestão/ideia basta deixar nos comentários. Boas filtragens!

Exit mobile version