Pplware

Compiz, dividir para reinar!!!

O projecto Compiz é dos projectos mais populares a correr em plataformas baseadas em Unix. Estão previstas inovações para as próximas versões, que serão resultantes de uma reorganização do projecto.

O Compiz, é responsável por trazer efeitos visuais sofisticados, tais como a rotação em cubo, transparência, sombras e janelas flexíveis e é usado nos principais distribuidores de Linux. O seu motor de “composing”, permite tirar partido da aceleração 3D das placas gráficas, integrando-a com o módulo Xorg, responsável pela parte gráfica de muitos ambientes baseado em Unix.

Este projecto foi originalmente desenvolvido na Novell, por parte de David Reveman, mas a estagnação do projecto, nomeadamente a nível de novas funcionalidades e devido a insatisfação por parte da comunidade de programadores do Compiz, fez com que fosse criado um “fork” do Compiz designado Beryl. Este último trouxe muitas inovações ao nível de novos efeitos visuais e de uma melhoria na usabilidade do ambiente de trabalho. Mais tarde e devido a um entendimento das duas comunidades, os dois projectos foram fundidos e o Beryl, mais o Compiz Extras do projecto oficial Compiz passou a ser um sub projecto que hoje é conhecido como Compiz Fusion.

Recentemente a reduzida falta de participação de Reveman’s no Compiz, deixou o projecto sem liderança nem direcção. Este facto levou a que vários contribuidores do projecto, fizessem mudanças consideráveis à arquitectura do Compiz, nos seus repositórios pessoais. Esta fragmentação de projectos, levou ao enfraquecimento do projecto, tendo-se criado uma certa incerteza acerca do que iria ser o futuro do Compiz.

Uma recente reestruturação do concelho de gestão de projecto, agora composto por 5 dos principais programadores, definiu um conjunto de linhas orientadoras em relação ao projecto.

A distinção entre Compiz e Compiz Fusion, vai desaparecer existindo uma única designação, que será Compiz. Além disso todos os repositórios privados dos programadores vão ser fundidos todos no repositório oficial do projecto.

Uma boa notícia, será que toda a arquitectura do Compiz será migrada para linguagem de programação C++ (que é conhecida pela sua alta performance, é também a linguagem que serviu de programação basilar das versões Windows pelo menos até à versão do XP) na versão 0.9, já existente no projecto Compiz++ pertencente a Dennis Kasprzyk, um dos programadores do comunidade Compiz. O projecto Nomad da Novell será também parte integradora das novas versões. A próxima versão do Compiz será a 0.8, que apenas trará mudanças ao nível de estabilidade dos vários componentes do Compiz.

O Linux como plataforma baseada em Unix, tem um bom caminho a percorrer. Mas afirmo convictamente que, se existe algo em que outros sistemas operativos proprietários, ainda têm que ganhar terreno ao Linux é nos efeitos Visuais. Apesar de não usar o Compiz actualmente no meu computador, é sem dúvida um projecto que tem chamado muitos utilizadores para o sistema operativo do pinguim. Mais que regalar os olhos, o Compiz pode ser uma experiência absolutamente única a nível de usabilidade.

Para os distraídos que não conhecem Compiz, já foi falado por exemplo aqui, deixo um dos meus vídeos favoritos já dos primórdios do desenvolvimento do Compiz, que demonstra muito bem, a qualidade e inovação deste software livre

.Fonte: ars Technica
Exit mobile version