Umas das funcionalidades mais fantásticas implementadas no Windows é a possibilidade de fazer roll back no sistema quando algo corre mal. Instalação de actualizações, instalação de novos drivers, alteração de determinados procedimentos na máquina fazem com que às vezes o sistema se torne instável e aí um Restauro do Sistema pode ser a solução para o problema.
Em Linux esta funcionalidade não existe, mas há aplicações para tal. Uma dessas aplicações é o TimeShift.
TimeShift é uma aplicação ao estilo do Restauro do Sistema (System Restore) do windows ou do Time Machine do MacOS. Na prática esta ferramenta cria snapshots incrementais do sistema de ficheiros, em intervalos regulares.
Como instalar o TimeShift no Ubuntu 12.04/12.10/13.04/13.10?
Para instalar o TimeShift no Ubuntu deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1) Adicionar repositório
sudo apt-add-repository -y ppa:teejee2008/ppa
Passo 2) Actualizar a lista de pacotes
sudo apt-get update
Passo 3) Instalar o TimeShift
sudo apt-get install timeshift
Depois de instalado, basta procurar na dash por TimeShift. Na interface principal pode indicar para onde são realizados os snapshots.
Já dentro do TimeShift, nas opções, podem definir quando o sistema cria os respectivos snapshots.
O utilizador pode ainda definir quais os directórios que irão fazer parte backup a ser efectuado ao sistema, assim como auto-remover snapshots que estejam na máquina há já algum tempo.
Além da criação de snapshots podemos também facilmente repor os mesmos através da funcionalidade Restore.
A aplicação é bastante simples de usar e pode-nos “salvar a vida” em algumas situações. Ter backups é sempre uma mais valia…não os ter pode ser uma frustração.