Pplware

Como manter o Linux limpo

Parece então que muitos leitores querem saber como manter o vosso Linux “limpo” (na maioria Ubuntu, mas o que vou dizer aplica-se a todas as outras distribuições “actuais”, como Fedora, OpenSuse, etc.), como “limpar” o registo, etc.

Lamento desapontá-los, mas neste aspecto, não têm muito que fazer.

Mesmo que usem e abusem do vosso Linux, este manter-se-á “limpo”, sem grandes necessidades de desfragmentação (aliás, o Windows, desde o Vista, também já não o necessita como necessitava o XP) nem de limpeza de ficheiros temporários.

A maioria (se não a totalidade) dos vossos ficheiros temporários encontra-se no directório /tmp/ e não precisam de lá ir apagar nada, o sistema trata disso por vocês (e se forem apagar algo, tenham cuidado para não apagar algum ficheiro que um programa aberto esteja a usar).

Em Linux, o único problema que vos pode “assombrar” é o espaço em disco ocupado por actualizações e pacotes que instalaram dos quais já não necessitam, mas também é algo para nem atingir os 200MB em cada 6 meses, dependendo obviamente do uso que dão ao vosso sistema.

Para tal, em Ubuntu (e Debian-based) temos como solução escrever o seguinte na consola:

$ sudo apt-get autoclean

Em Fedora (não foi testado, foi o que encontrei no man do yum, se alguém que use Fedora puder confirmar ou corrigir este comando, agradeço):

$ yum clean cache

Honestamente considero boa política a usar os comandos acima descritos pelo menos uma vez por mês, mas de resto não precisam de se preocupar com o lixo no vosso Linux, porque este é muito “limpinho”.

Em Ubuntu, a título informativo, podem também usar um programa “Deborphan” para remover pacotes órfãos, ou seja, que não exista nenhum outro que dependa destes. Aconselho a usar o Deborphan só utilizadores experientes, que sabem o que fazem, caso contrário pode trazer problemas.

Outras formas de limpar “mais a fundo” podem ser encontradas aqui: http://www.ubuntu-unleashed.com/2007/09/clean-up-ubuntu-junk-files.html

Se quiserem ver outros “tweaks” de performance (que honestamente a mim não me trazem vantagens, como tal, não as uso), podem ver aqui.

Espero que tenha sido útil.

Alguma dúvida, comentem.

Podem sugerir artigos e/ou tutoriais sempre que quiserem, ou até escrever e enviar para o Pplware para serem publicados.

Exit mobile version