Pplware

Como instalar o webmin no Ubuntu?

Na terça-feira foi apresentado o webmin aqui no pplware ficando a promessa de um tutorial de instalação. Apesar de um dia de atraso, ele aqui está.

A instalação do webmin é muito simples !

Como plataforma de testes usamos o Ubuntu 8.10 e necessitamos também de ter um servidor HTTP (apache, lighttpd, etc) instalado na nossa máquina (ex. Lighttpd, podem ver aqui no pplware, um tutorial de como instalar.

Vamos começar por preparar o nosso sistema e instalar os pacotes necessários:

Passo 1 – Preparar sistema

ppinto@snake:~$ sudo aptitude install perl libnet-ssleay-perl openssl libauthen-pam-perl libpam-runtime libio-pty-perl libmd5-perl

Passo 2 – Download do webmin (ver aqui última versão)

ppinto@snake:~$ wget http://garr.dl.sourceforge.net/sourceforge/webadmin/webmin_1.450_all.deb

Passo 3 – Instalar webmin

ppinto@snake:~$ sudo sudo dpkg -i webmin_1.450_all.deb

Selecting previously deselected package webmin. (Reading database … 103773 files and directories currently installed.) Unpacking webmin (from webmin_1.450_all.deb) … Setting up webmin (1.450) … Webmin install complete. You can now login to https://snake:10000/ as root with your root password, or as any user who can use sudo to run commands as root.

Depois de instalado basta aceder ao link fornecido no passo3 (https://snake:10000/), onde snake é o nome da minha máquina. Outras das formas mais credível para acederem é trocarem o nome pelo IP da vossa máquina em Ubuntu.

Depois de abrirem o link no vosso browser deverá ser apresentado o menu do login no qual devem colocar as vossas credenciais (username + login) da conta local que usam na vossa máquina.

Se introduziram as vossas credenciais com sucesso, poderão agora usufruir  de todas as funcionalidades que o webmin oferece. Para isso têm do lado esquerdo um menu com as variadas tarefas que podem realizar.

Por exemplo, se pretendem configurar o serviço SSH server , carreguem em Servers e SSH Server. Aí podem configurar tudo o que está relacionado com o SSH Server, parar ou arrancar o serviço e até editar manualmente o ficheiro de configuração do SSH Server.

Fácil não é?

Exit mobile version