Arrancam do CD e aparece o seguinte ecrã. Podem verificar se o CD tem algum defeito. É bom se for a primeira vez que estão a usar o CD. Podem correr o teste às memórias caso suspeitem de algum problema ou podem então iniciar o CD.
De seguida aparece este ecrã. É só esperar mais um pouco.
Chegaram ao desktop. Podem usar o CD como Live CD, ou seja, visualizar todos os programas, navegar na net se tiverem acesso e o vosso hardware tiver sido correctamente identificado, ou então clicar em install e começarem a instalação no disco. O ideal para quem é principiante é ter um disco só para o efeito. Assim mesmo que tenham algum problema não estragam nada.
A primeira pergunta que vão ter que responder é o idioma de instalação. Como podem ver existe em Português.
Seleccionar a localização e o fuso horário. O fuso horário pode ser acertado posteriormente.
Escolher o nome do utilizador e colocar a password. Não se esqueçam do nome do utilizador que escolheram e a password.
A seguinte imagem vai variar. Neste caso a instalação foi feita no VMware por isso aparece aquela informação. Se tiverem um disco só para brincarem com Linux escolham a opção de apagar todo o disco. Ecrã a confirmar as escolhas. A instalação vai começar
Porque não dar uma saltada ao Peopleware enquanto a instalação decorre e ler um pouco.
E de seguida ao Portugal@Folding 🙂
Instalação terminada com sucesso. Podem continuar a fazer o que estavam ou então é tempo de reiniciar e usufruírem do Ubuntu nativamente a partir do disco.
A primeira vez vão ter que clicar em enter para retirarem o CD da drive de DVD ou CD. Só depois é que ele vai continuar.
O PC reiniciou e estão no Ubuntu.
Divirtam-se. Apenas estão a dar os primeiros passos. Entraram num mundo totalmente gratuito. Bem-vindos.