Pplware

Como instalar o ownCloud 7 no Ubuntu 14.04 usando MariaDB

O ownCloud é uma plataforma alternativa ao Dropbox, Google Drive (mas com mais funcionalidades) que nos permite criar no próprio servidor a nossa cloud privada.

Esta plataforma disponibiliza, além da interface web, suporte para as plataformas móveis mais populares, permitindo a partilha de calendário, fotografias, documentos, musica, etc… entre dispositivos.

Hoje vamos aprender como instalar o ownCloud 7 no Ubuntu 14.04 e derivados.

Esta nova versão traz um conjunto de novidades interessantes das quais se destacam:

Como instalar o ownCloud 7?

Para instalar o ownCloud 7 no Ubuntu 14.04 e derivados basta seguir os seguintes passos:

Passo 1) Download da chave associada ao software de instalação

cd /tmp
wget http://download.opensuse.org/repositories/isv:ownCloud:community/xUbuntu_14.04/Release.key
sudo apt-key add - < Release.key

Passo 2) Adicionar o repositório

sudo sh -c "echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/isv:/ownCloud:/community/xUbuntu_14.04/ /' >> /etc/apt/sources.list.d/owncloud.list"

Passo 3) Actualização do repositório e instalação do ownCloud 7

Nota: Uma vez que o ownCloud é web based, necessita de um servidor web (ex: apache). Caso não o tenha já instalado, o próprio ownCloud irá proceder à sua instalação.

sudo apt-get update
sudo apt-get install owncloud

Passo 3) Instalação do gestor de base de dados Maria DB

MariaDB é um SGBD de código aberto que oferece muitas das funcionalidades do MySQL, sendo considerado por muitos como um fork do mesmo. MariaDB foi desenvolvido pelo mesmo criador original do MySQL (Michael “Monty” Widenius), em conjunto com a comunidade de programadores que sempre acompanharam o trabalho de Monty. No seguimento do descontentamento das politicas da Oracle, Monty decidiu meter as mãos à obra e desenvolver um fork do MySQL ao qual deu o nome de MariaDB.

Para instalar o MariaDB basta usar o seguinte comando (20,5 MB):

sudo apt-get install mariadb-server

Depois é necessário indicar uma password para o utilizador root

E indicar que vamos usar o ficheiro my.cnf (usado também no MySQL)

Passo 4) Depois de instalado vamos criar uma base de dados e um utilizador de acesso. Para isso deverá seguir os seguintes passos:

Em seguida basta que acedam a http://localhost/owncloud e preencham os seguintes campos.

Nota: Como estamos a usar MariaDB, devem seleccionar essa opção durante a configuração. Devem ainda definir um username e password para acesso ao serviço.

E está feito! Agora é só explorar todas as funcionalidades desta nova versão. Quem quiser ver o que oferece este projecto pode ver aqui

Que dizer desta plataforma? Pessoalmente penso que foi uma das plataformas que mais evoluiu em 2013, aproveitando a popularidade das clouds (neste caso, clouds privadas). O Owncloud tem neste momento suporte para Windows, MacOS e Linux (e podem instalar no Raspberry PI).

Já experimentaram o Owncloud? Qual a vossa opinião?

Homepage: owncloud

Exit mobile version