Muitos são os artigos que já escrevemos aqui no pplware sobre Linux para as mais diversas distribuições. Instalações de aplicações, configurações de serviços, actualizações, criação de scripts em bash, foram alguns dos assuntos que já abordamos por estes lados.
Hoje, a pedido de um utilizador que me enviou um e-mail, vamos aprender como criar, modificar e apagar utilizadores num sistema Linux.
Antes de passar ao processo de criação de utilizadores propriamente dito, apenas referir que este artigo teve como base o Ubuntu 10.10.
Porque criar utilizadores no Linux?
Como já referimos em alguns artigos, o Linux é um sistema operativo multi-utilizador ou seja, o sistema suporta vários utilizadores ligados em simultâneo. Assim, vários clientes podem-se ligar por exemplo remotamente, ao mesmo tempo, a uma mesma máquina a correr um sistema Linux. Por outro lado, a criação de utilizadores permite o acesso a serviços fundamentais como por exemplo o correio electrónico ou www (ex. apache).
Onde fica guardada a informação dos utilizadores?
A informação relativa aos utilizadores fica normalmente armazenada no ficheiro /etc/passwd. A password dos utilizadores é mantida no ficheiro /etc/shadow. Existem ainda ficheiros que mantêm a informação sobre os grupos ao qual o utilizador pertence.
Uma vez que o ficheiro /etc/passwd pode ser lido por qualquer utilizador a password é mantida em alternativa no ficheiro /etc/shadow.
Para quem pretender perceber a informação do ficheiro /etc/passwd, deixo uma pequena tabela explicativa:
Como criar, remover e editar utilizadores?
O processo de criação de utilizadores pode ser realizado via terminal ou ambiente gráfico.
TERMINAL
Podemos recorrer aos comandos «useradd», «userdel> e «usermod», que servem para criar, remover e modificar utilizadores respectivamente.
Criar utilizador (UID: 1010, shell=bash, home=/home/ppinto, username=ppinto)
useradd -u 1010 -s /bin/bash -d /home/ppinto ppinto
Através do comando acima, estamos a definir que o utilizador terá o username: ppinto, que terá como shell o bash e terá como UID (User id) o número 10 (que deverá ser único no sistema). Para definir uma password podem fazê-lo através do seguinte comando:
passwd ppinto
Apagar utilizador (Opção -r para apagar automaticamente directoria)
userdel -r xpto
Mudar informações do utilizador (Mudar por exemplo a shell para csh)
usermod –s /bin/csh ppinto
AMBIENTE GRÁFICO
Para quem não está habituado ao terminal, o ambiente gráfico é mais flexível e simples. Para isso vamos a System—>Administration—>Users and Groups
Em seguida se pretendermos criar um utilizador, podemos carregar em Add e depois indicar as informações para o novo utilizador (que deverá ser diferente dos já existentes no sistema)
Após a criação do utilizador, é de imediato pedido para o utilizador definir uma nova password.
O utilizador pode ainda definir algumas permissões para o utilizador recém criado, assim como modificar outras informações do utilizador (ex. shell, nome, password, home directory, etc).
Para isso basta seleccionar o utilizador e escolher Advanced Settings
Para apagar um utilizador basta facilmente seleccioná-lo e carregar no botão Delete.
Considerações finais
Como tiveram a oportunidade de reparar, o processo de criação de utilizador é bastante simples e acessível. Imagine que o seu PC é utilizado por mais do que uma pessoa (ex. irmão(ã), mãe, pai..), nada melhor que criar um utilizador para cada um e assim cada um ter a sua área de trabalho.
Alguma dúvida? Deixem nos comentários que eu terei todo o gosto em responder.