Apesar de nunca o ter afirmado publicamente, a Google quer dominar por completo o mundo da computação com a sua plataforma móvel Android. A ideia passa por conseguir ter suporte ao Android nos sistemas operativos mais populares e, como exemplo disso, a Google anunciou que já é possível correr algumas aplicações Android no Chrome OS.
Mas Vlad Filippov “pegou” no trabalho feito pela Google e decidiu expandir o suporte de aplicações Android para outros sistema operativos. Hoje vamos aprender como correr aplicações Android no Linux.
O programador Vlad Filippov criou uma ferramenta que dá a possibilidade de correr aplicações Android em qualquer desktop, recorrendo ao Chrome.
Para isso basta que se instale uma versão personalizada da extensão Android Runtime, designada de ARChon. Esta extensão oferece suporte para a versão do Chrome para Desktop como também para o Chrome OS.
Como obter as aplicações Android
Para obter aplicações Android (os vulgares .apk), o utilizador pode procurar na Internet, usando por exemplo o motor de busca Google, ou então instalar o App Backup & Restore para obter os respectivos apks das aplicações que tem instaladas no seu Android.
Depois de fazer o backup basta procurar pela pasta App_Backup_Restore para obter os apks.
Configuração no Linux (Ubuntu ou derivados)
Para que tudo funcione, é necessário que o Google Chrome esteja instalado no Linux. Além do Chrome é também necessário instalar o Node-js. Para isso basta abrir o terminal e escrever o seguinte comando:
sudo apt-get install npm nodejs nodejs-legacy
Em seguida vamos instalar o Chromeos-apk que permite interpretar os APKs no Chrome (independentemente do sistema operativo)
Para instalarem basta executar o seguinte comando:
sudo npm install -g chromeos-apk@latest
Instalar o Android Runtime personalizado – ARChon
A versão personalizada da extensão Android Runtime, designada de ARChon oferece suporte para correr aplicações no browser Chrome como também para o Chrome OS. Para isso basta fazer o download aqui e em seguida ir a zona da extensões e activar o modo programador.
Depois de descarregado o ARChon, descompactamos e carregamos em Load unpacked extension para carregar a nova extensão.
Ignorem os warnings
Converter APK
Tendo o Chrome, o ARChon, o node-js e o chromeos-apk instalado o nosso sistema está pronto para converter os ficheiros APK de modo a funcionarem no Chrome. Para converter qualquer APK basta executar o seguinte comando:
chromeos-apk nome_apk.apk –archon
Depois basta voltar a zona de extensões no Chrome, voltar a carregar em Load unpacked extension e indicar o directório da aplicação Android a carregar.
E está feito, como podem ver pela imagem seguinte, o Flipboard (para Android) está a funcionar no Linux.
A possibilidade de correr aplicações do Android em qualquer sistema operativo é sem duvida um avanço significativo na interoperabilidade aplicacional. Quem sabe se num futuro próximo, as apps Android não correrão nativamente nos sistemas.
Experimentem e dêem-nos o vosso feeback.