Pplware

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº29

Periféricos no Linux

Ora vivam caros linuxianos!!! Cá estamos nós para a primeira  rubrica “Comandos Linux para Totós”  de 2013, com o objectivo de chegarmos ao tutorial nº100! Para isso contamos também com a vossa ajuda, sendo que a partir de agora podem enviar as vossas dicas para que nós possamos publicar (ver no final do artigo)

Preparados para mais um Comandos Linux para Totós ???….Lets go…!

Recentemente um leitor solicitou  que escrevêssemos um artigo sobre periféricos, mais concretamente sobre disco e partições no Linux. Aqui vai a nossa explicação:

A maioria dos periféricos (ex. discos, teclados, drives CD/DVD) detectados pelos sistema operativo possui uma referência no diretório especial /dev. No entanto, considerando por exemplo um dispositivo de armazenamento (ex.disco, Pen USB), o sistema não consegue aceder diretamente ao sistema de ficheiros destes dispositivos, simplesmente através do nome no directório /dev.

Por exemplo, /dev/sda1 corresponde:

Para que o sistema possa aceder ao sistema de ficheiros do dispositivos, é necessário montá-los no sistema de ficheiros “primário”, ou seja, no sistema de ficheiros do próprio sistema. Para ver os dispositivos montados no sistema podem usar o comando mount .

De referir que através do comando mount, podem também saber qual o sistema de ficheiros usado (ex. o /dev/sda1 está montado em /boot e a usar o sistema de ficheiros ext3).

No caso dos dispositivos de armazenamento, podem usar o comando fdisk –l para ver os discos e respectivas partições.

No exemplo seguinte podemos ver que o sistema tem um disco (/dev/sda) com 36,7 GB de capacidade de armazenamento, e que este está dividido em duas partições:

Por hoje é tudo! Espero que estejam a aproveitar estes tutoriais para aumentar ainda mais o vosso conhecimento sobre Linux e aguardo ansiosamente o vosso feedback. E os vossos contributos? Alguém quer contribuir com artigos? mail me (ppinto at pplware.com) ou através da comunidade Pplware Linux.

Exit mobile version