Pplware

Comandos Linux para Totós – Tutorial nº2

Depois da excelente participação e colaboração no tutorial nº1 (ver aqui), a motivação não poderia ser maior para escrever o tutorial nº2. Alguns utilizadores questionaram-me sobre a periodicidade  da rubrica e relativamente a essa questão devo dizer que é segredo (por agora).

Prontos para mais uma viagem no “terminal preto”?  Ora vamos lá.

Relembramos que para acompanharem estes tutoriais é necessário que possuam um terminal Unix/Linux para ir experimentando e aprendendo os comandos apresentados. Para os que já dominam a matéria, lanço desde já o desafio de colaborarem nesta rubrica (podem enviar os vossos artigos para mim).

Como já referimos em alguns artigos, a shell (terminal) do Linux permite introduzir comandos. Através dos comandos podemos realizar quase todas as tarefas possíveis num sistema como por exemplo copiar ficheiros, criar/apagar directórios, controlar serviços, etc.

whoami | pwd | id | who | date | cal … ainda se lembram? Se não, vejam aqui

Vamos então conhecer mais alguns comandos, apresentado para que serve e seguido de um exemplo.

man – permite aceder ao “manual” de um determinado comando. Na informação do comando é normalmente indicado o que o comando faz e que argumentos (opções) podem ser usados. Para sair do manual de um determinado comando deve pressionar a tecla ‘q’.

plware@pplware:~$ man who

hostname – permite saber o nome da nossa máquina

pplware@pplware:~$ hostname
pplware

uptime – basicamente este comando permite saber há quanto tempo o sistema está ligado. O uptime fornece também a informação sobre o número de utilizadores ligados ao sistema e a carga média do sistema no passado (1min, 5 min e 15 min).

pplware@pplware:~$ uptime
23:45:38 up 8 min,  2 users,  load average: 0.01, 0.52, 0.46

history – permite visualizar os últimos comandos que foram introduzidos no terminal. Saber mais sobre o history aqui.

pplware@pplware:~$ history
1  cd /media/
2  ls
3  cd VBOXADDITIONS_4.0.4_70112/
4  ls

Para executar de imediato um comando pode fazer !<numero>. Considerando que quer por exemplo executar o comando 2,pode fazer !2

uname – Permite saber algumas informações sobre o sistema como por exemplo a versão kernel, arquitectura do processador e do sistema, etc. Para ver todas as informação num só comando pode usar uname –a

pplware@pplware:~$ uname -a
Linux pplware 2.6.38-8-generic #42-Ubuntu SMP Mon Apr 11 03:31:50 UTC 2011 i686 i686 i386 GNU/Linux

lsb_release – Permite saber informações sobre a distribuição em uso. Para saber todas as informações deve usar o comando lsb_release –a

pplware@pplware:~$ lsb_release -a
Distributor ID:    Ubuntu
Description:    Ubuntu Natty
Release:    11.04
Codename:    natty

df – Permite saber o espaço ocupado por cada disco/partição no sistema de ficheiros. Para visualizar a informação no modo “humano” (em MB) deve usar o comando df –h

pplware@pplware:~$ df -h
Filesystem            Size  Used Avail Use% Mounted on
/dev/sda1             6.9G  2.5G  4.1G  38% /
none                  242M  644K  241M   1% /dev
none                  249M  300K  248M   1% /dev/shm
none                  249M   96K  248M   1% /var/run
none                  249M     0  249M   0% /var/lock
/dev/sr0               43M   43M     0 100% /media/VBOXADDITIONS_4.1.0_73009

Estes são mais alguns comandos básicos para quem se quiser iniciar no mundo do Linux, mais concretamente na linha de comandos. Numa próxima rubrica vamos trazer mais alguns exemplos e dicas de utilização. Esperamos que tenham gostado do tutorial nº2.

Como dica de hoje deixamos o link para um terminal Linux online. Para quem ainda não teve oportunidade de experimentar o seu próprio sistema, pode aceder ao cb.vu para testar os comandos.

Bom fim de semana! shutdown –r now

Artigos relacionados


Dica Linux: cb.vu

Exit mobile version