Pplware

Como transformar o Raspberry PI num servidor DHCP

(Já pertences ao Grupo Raspberry PI  do Pplware no Facebook? Sabe mais aqui)

O Raspberry PI é hoje um dos mini PCs mais populares. Com mais de 2 milhões de unidades vendidas, este é sem duvida um caso de sucesso, à escala mundial, que tem servido de base a muitos e interessantes projectos.

No seguimento da nossa parceria com a INMotion, hoje vamos ensinar como transformar o Raspberry PI num completo servidor DHCP.

Em que situações se usa DHCP?

Por exemplo, quando um utilizador se liga a uma rede sem fios, por norma não necessita de configurar parâmetros adicionais (ex. IP, máscara, gateways, etc) na sua máquina pois estes são automaticamente obtidos a partir de um servidor de DHCP ou do próprio router que funciona com servidor de DHCP e disponibiliza esse conjunto de  informações.

Eu posso criar e controlar um servidor de DHCP?

Sim. Instalar, configurar e administrar um servidor de DHCP é uma tarefa bastante simples. Um servidor também facilita a acção por parte do utilizador, uma vez que o seu computador é automaticamente configurado.

Para que preciso eu de um servidor de DHCP?

Bem, um servidor de DHCP pode ser usado em diversas situações e num cenário de rede que se justifique. Seguem alguns cenários típicos, onde as configurações de acesso à rede podem ser baseadas DHCP:

Há muitas aplicações que permitem criar um autêntico servidor de DHCP para uma rede. Por exemplo, os routers que normalmente possuímos em casa têm essa funcionalidade. Neste artigo vamos demonstrar como colocar facilmente um servidor de DHCP a correr numa máquina e a distribuir informações sobre as configurações de rede.

Como montar um servidor de DHCP no Linux

Instalar e configurar um servidor de DHCP no Linux é algo relativamente simples e rápido. Para isso deverá seguir os seguintes passos:

Passo 1 – Instalar o servidor DHCP

sudo apt-get install isc-dhcp-server

Passo 2 – Configuração do serviço

Após a instalação, vamos proceder a configuração do serviço. O ficheiro encontra-se em /etc/dhcp/dhcpd.conf.

Para este tutorial vamos então considerar que o nosso servidor de DHCP tem o endereço 192.168.10.1 e que pretendemos atribuir aos outros equipamento endereços a partir do 192.168.10.50 até ao 192.168.10.100. Vamos também considerar que temos um router como o endereço 192.168.10.254, que funciona como servidor de DNS (O serviço de DHCP deve estar desligado no router).

O ficheiro de configuração deve ficar do seguinte modo:

#option domain-name "example.org";
#option domain-name-servers ns1.example.org, ns2.example.org;

# If this DHCP server is the official DHCP server for the local
# network, the authoritative directive should be uncommented.
authoritative;

subnet 192.168.10.0 netmask 255.255.255.0 {
range 192.168.10.50 192.168.10.100;
option broadcast-address 192.168.10.255;
option routers 192.168.10.254;
default-lease-time 600;
max-lease-time 7200;
option domain-name "local";
option domain-name-servers 8.8.8.8, 8.8.4.4;
}

Passo 3 – Reiniciar serviço

Depois de realizadas as configurações, basta reiniciar o serviço de DHCP

sudo service isc-dhcp-server restart

Depois do serviço configurador, deve confirmar se as máquinas cliente têm a configuração para obter as configurações de rede automaticamente, via DHCP. Aqui fica um exemplo para máquinas Windows.

Os cliente devem obter um IP do range anteriormente definido (192.168.10.50 – 100).

Um servidor de DHCP numa rede LAN é sem dúvida uma importante ajuda no processo de configuração (digamos “configuração em massa”). Com viram, transformar o Raspberry PI num servidor DHCP..mas já temos em novo tutorial preparado para os próximos dias. Estejam atentos.

Exit mobile version