Pplware

Codecs, Flash, Fontes e .rar no Ubuntu 8.04

A mudança para uma distribuição Linux, pressupõe que consigamos fazer mais ou menos as mesmas coisas que fazíamos no Windows ou no Mac OS X. Por isso costumam surgir algumas dúvidas típicas de funcionalidades básicas que são comuns a qualquer utilizador, como é o caso da instalação do Flash Player, de codecs para ver filmes e ouvir música, ter acesso aos tipos de letra Times New Roman e Arial que tínhamos no Microsoft Office, ou até mesmo poder descompactar os ficheiros compactados pelo Winrar.

No Ubuntu podemos facilmente aceder a todo esse software através do meta pacote ubuntu-restricted-extras. Para o instalar, vamos ter de nos certificar que temos os quatro repositórios oficiais do Ubuntu activados (Sistema> Administração> Fontes de Aplicações).

O ubuntu-restricted-extras é composto pelos seguintes pacotes:

Como podem ver, a maioria das funcionalidades básicas para o utilizador comum ficam a funcionar com a instalação deste pacote.

Infelizmente alguns codecs não são de muito boa qualidade e o libdvdread3 é bastante limitado na leitura de dvds. Assim, se quisermos ter os codecs e a leitura de dvds a funcionar a 100%, vamos ter de recorrer a dois pacotes cuja a legalidade é bastante duvidosa (por isso fica à vossa responsabilidade a sua utilização).

Para ter acesso a estes dois pacotes, é necessário ter instalado o repositório Medibuntu. Para o instalar, basta copiar / colar este código na consola:

sudo wget http://www.medibuntu.org/sources.list.d/hardy.list -O /etc/apt/sources.list.d/medibuntu.list

Para autenticar este novo repositório, vamos ter também de copiar / colar este código:

sudo apt-get update && sudo apt-get install medibuntu-keyring && sudo apt-get update

Em caso de vos dar erro ao adicionar a autenticação, não se preocupem e utilizem o repositório normalmente, porque esse erro acontece frequentemente com o Medibuntu.

Para darem o melhor uso possível a estes codecs, aconselho-vos a usar o Mplayer e seus derivados (SMPlayer, GNOME Mplayer, KMPlayer). Vão ver que não há vídeo que não funcione no vosso Ubuntu.

NOTA: Este artigo foi elaborado por Rui Brás para o Pplware.

Exit mobile version