Noutro dia, em conversa com um colega, falávamos sobre a “trabalheira” que dava formatar um PC e depois instalar todas as aplicações e drivers que tínhamos anteriormente. Dizia-me ele “…Pedro, era porreiro que o sistema operativo que instalássemos tivesse logo as nossas aplicações, drivers, perfis, etc…” e eu respondi, “porque não instalas tudo direitinho e no final fazes um clone do disco para usar numa próxima vez???”. Ele considerou a ideia fantástica e para proceder a clonagem do disco indiquei-lhe o espectacular Clonezilla.
Clonezilla Live Testing é uma ferramenta idêntica à popular ferramenta comercial Norton Ghost, que permite aos utilizadores clonarem discos, partições, de modo a serem “reproduzidos” em outros sistemas ou de modo a serem reaproveitados. O resultado da clonagem pode ser guardado numa simples imagem que pode ser armazenada localmente, num servidor SSH, servidor samba ou servidor NFS.
O Clonezilla pode ser executado via LiveCD ou através de uma PenUSB.
Principais características
- Free (GPL)
- Sistema de ficheiros suportados: ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, FAT, NTFS , HFS+ de Mac OS, UFS de FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, e VMFS de VMWare ESX.
- Suporte para Grub 1 e 2
- Suporte para LVM2
- Imagem do disco pode ser guardada no ficheiro local, servidor SSH, servidor Samba ou servidor NFS
Além do backup da informação, o Clonezilla permite também o seu restauro de uma forma muito simples. Fica desde já prometido para os próximos dias, um pequeno tutorial, passo a passo, a ensinar como clonar o vosso disco e posteriormente repor essa informação.