Noutro dia, em conversa com um colega, falávamos sobre a “trabalheira” que dava formatar um PC e depois instalar todas as aplicações e drivers que tínhamos anteriormente. Dizia-me ele “…Pedro, era porreiro que o sistema operativo que instalássemos tivesse logo as nossas aplicações, drivers, perfis, etc…” e eu respondi, “porque não instalas tudo direitinho e no final fazes um clone do disco para usar numa próxima vez???”. Ele considerou a ideia fantástica e para proceder a clonagem do disco indiquei-lhe o espetacular Clonezilla.
Se comprou um disco novo (com maior capacidade do que o que tinha) para o PC, mas não quer instalar o sistema operativo de novo (isto para não ter de configurar tudo, instalar drivers, etc), a solução é basicamente clonar o disco original para o novo. Existem várias aplicações para esta finalidade, mas a minha aplicação de eleição é o Clonezilla que tem a mesma qualidade de aplicações pagas, mas completamente gratuita e open source.
Clonezilla Live Testing é uma ferramenta idêntica à popular ferramenta comercial Norton Ghost, que permite aos utilizadores clonarem discos, partições, de modo a serem “reproduzidos” em outros sistemas ou de modo a serem reaproveitados. O resultado da clonagem pode ser guardado numa simples imagem que pode ser armazenada localmente, num servidor SSH, servidor samba ou servidor NFS. O Clonezilla pode ser executado via LiveCD ou através de uma PenUSB.
- Free (GPL)
- Sistema de ficheiros suportados: ext2, ext3, ext4, reiserfs, reiser4, xfs, jfs, FAT, NTFS , HFS+ de Mac OS, UFS de FreeBSD, NetBSD, OpenBSD, e VMFS de VMWare ESX.
- Suporte para Grub 1 e 2
- Suporte para LVM2
- Imagem do disco pode ser guardada no ficheiro local, servidor SSH, servidor Samba ou servidor NFS
Clonezilla 2.0.1-5
Esta nova versão, baseada no Debian “sid” (development distribution) de 2012-11-26 inclui algumas novidades e melhorias das quais se destacam a actualização do kernel para a versão 3.2.32, a versão drbl foi actualizada para a versão 2.1.34-drbl e o Clonezilla foi actualizado para a versão 3.1.22. FOi ainda adicionada a opção KMS (Key Management Service) no menu de arranque. O Partclone foi também actualizado para a versão 0.2.56. Conheça todas as alterações aqui
Além do backup da informação, o Clonezilla permite também o seu restauro de uma forma muito simples. Quem pretender usar esta ferramenta, temos aqui disponível um pequeno tutorial que ensina passa a passo o que têm de fazer para colocar um determinado disco.