Pplware

Cidade alemã Gummersbach muda de Windows para Linux Suse

Apesar da história da cidade de Munique ainda não ter sido bem explicada (relativamente à mudança de Windows para Linux ter sido considerado um desastre), a verdade é que há mais cidades alemãs a seguirem o exemplo e a migrar de Windows para Linux.

Gummersbach, uma cidade da Alemanha com cerca de 50 mil habitantes acabou de terminar, com sucesso, o processo de migração do Windows XP (que já não tem suporte) para Linux Suse.

Em Agosto, os responsáveis pela cidade enviaram um comunicado ao sitePro Linux, um site de notícias alemão Linux, anunciando a conclusão do projecto de migração e detalhando a política de implementação.

O processo de migração iniciou-se em 2007, quando já havia uma clara visão em substituir o software proprietário por open source. . A migração “salvou” a cidade de uma soma de cinco dígitos, e espera-se uma redução adicional de custos com TI,  licenças proprietárias e também custos inferiores com hardware.

De acordo com o site Joinup, foram migrados 300 Desktops de Windows para Linux, mais concretamente para a distribuição Linux Suse. Como ambiente de trabalho passou a ser usado o Mate. Actualmente há apenas 25 computadores com software proprietário.

Os funcionários da cidade de Gummersbach passaram a usar o LibreOffice como ferramenta de produtividade, Open-Xchange para e-mail e outras ferramentas open source. Alguns departamentos estão a também a usar o Wollmux ,uma ferramenta de código aberto para gestão de formulários e modelos de documentos desenvolvidos pela cidade alemã de Munique.

Via Joinup

Mais Informação:

Exit mobile version