Quando se fala em software web-based para gestão de bases da dados MySQL, o nome mais sonante é o popular phpMyAdmin. No entanto, existem outras alternativas bastante interessantes como é o caso do SQL Buddy que já apresentamos aqui.
Recentemente conheci mais uma interessante ferramenta para administração de base de dados MySQL. Vamos conhecer o Chive.
O Chive é uma interessante ferramenta gratuita que permite a gestão de base de dados MySQL a partir de um simples browser. Esta ferramenta tira vantagem da tecnologia presente nos browser actuais e oferece uma interface bem desenhada, editor de queries SQL com realce da sintaxe entre outras características .
Comparativo entre o Chive, phpMyAdmin e SQL Buddy
Como ter o Chive em funcionamento?
O Chive é muito simples de colocar em funcionamento. Basicamente não necessitamos de instalar, sendo apenas necessário copiar para a directoria (por omissão..e considerando que não temos sites vituais) onde temos os sites do nosso servidor Web.
Passo 1 – Para o presente tutorial, vamos colocar o chive dentro do directorio /var/www
cd /var/www
sudo wget https://launchpad.net/chive/1.0/1.0.3/+download/chive_1.0.3.tar.gz
sudo tar xvzf chive_1.0.3.tar.gz
Passo 2 – Feito o download e respectiva descompactação basta abrir o browser e inserir o endereço:
Depois basta inserir as credenciais de acesso ao MySQL (As credenciais de acesso são normalmente definidas aquando da instalação do MySQL).
Depois basta explorar as características já apresentadas no imagem comparativa.
Chive passou a ser um “must have” na minha máquina onde tenho o MySQL. A flexibilidade e “visão” simplificada que nos dá sobre as nossas bases de dados, facilita em muito certos trabalhos. Além da versão para Linux, está também disponível uma versão para Windows. Experimentem,